EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

SALESIANOS BATIZAM JOVENS YANOMAMI EM MARAUIÁ

Por Comsoc / ISMA –

Em 2015 Dom Edson Damian, bispo de São Gabriel da Cachoeira realizou alguns batizados, após insistentes pedidos dos jovens e lideranças dos xaponos (comunidades) Komixiwë e Tabuleiro, onde os salesianos atuam no alto Rio Negro. Um evento que acontece após cinquenta anos de presença salesiana na Missão de Marauiá.

Este ano os padres Justino Sarmento e Lázaro Santos, sem abandonarem as tradições do povo Yanomami, batizaram cerca de 40 jovens nos xaponos do Pohoroá e Balaio. A Celebração do Batismo valorizou as riquezas dos Yanomami que com suas pinturas corporais, pluma e o rito de paricá feito pelo pajé tuxaua, foram enriquecidos com os símbolos do batismo da Igreja: acolhida, nome, sinal da cruz, unção com óleo dos catecúmenos, bênção da água, batismo, vela, sal e unção com o óleo de crisma.

Após concluída a celebração pessoas da comunidade e representantes da pastoral aconselharam aos novos cristãos como devem viver a vida e o que devem evitar. Foi uma celebração diferente aos moldes das Cerimônias de Batismo tradicionais realizadas nas igrejas, pois nesta, os salesianos sentiram a necessidade de que o povo não esquecesse suas raízes ao serem batizados.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀