EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

SALESIANO LUIS ANTONIO É ORDENADO SACERDOTE EM IAUARETÊ

A ORDENAÇÃO

No último sábado, 17 de dezembro a Inspetoria São Domingos Sávio juntamente com a Paróquia São Miguel Arcanjo da Missão Salesiana de Iauaretê/AM, congratularam-se com o sim do salesiano Luis Antonio Ferreira. Da Etnia Tukano, Padre Luís Antônio é o sétimo salesiano sacerdote oriundo de Iauaretê, Distrito do município de São Gabriel da Cachoeira no Amazonas.

Pela imposição das mãos e oração consecratória, foi ordenado por Dom Antônio de Assis Ribeiro, salesiano de Dom Bosco (SDB), Bispo Auxiliar de Belém do Pará que em suas palavras durante a homilia reforçou o ícone escolhido pelo neo-sacerdote em seu lema sacerdotal: “O Bom Pastor dá a sua vida pelas suas ovelhas”. “O Pastor precisa se cuidar, estar bem consigo mesmo para cuidar bem das ovelhas; o Pastor precisa estar disponível para acolher as ovelhas; o Pastor precisa buscar as ovelhas que ainda não estão no seu curral e não pode usar uma viseira olhando somente para uma direção, precisa olhar para todos e cuidar de todos”, afirmou Dom Antônio.

Dom Antônio de Assis reforçou que precisamos rezar pelas vocações, pedir sempre ao Senhor mais operários para o Reino e que Iauaretê, berço de tantas vocações sacerdotais e religiosas, possa ainda produzir muitos frutos para a vida da Igreja do Rio Negro e para a vida salesiana.

Padre Luís em seu discurso agradeceu a todos os presentes e principalmente a todos que ajudaram em todo o seu processo formativo, os seus pais senhor Luís e Dona Justina, seus irmãos, os formadores, os salesianos, as Filhas de Maria Auxiliadora, os leigos e os jovens da Paróquia São Miguel Arcanjo e no final fez uma linda homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora que o conduziu até aqui.

Agradeceu a comunidade salesiana na pessoa do Pároco, Padre Reginaldo Barbosa que com a comunidade paroquial prepararam tudo muito bem. “Hoje estou muito feliz, sinto o amor de Deus por mim e a única coisa que brota do meu coração é a gratidão e por isso louvo e agradeço a Deus por me fazer chegar neste dia com vida e saúde para poder servir a Igreja, os jovens e o povo santo de Deus, concluiu padre Luis Antonio.”

No final da celebração Padre Franciclei Martins, ecônomo inspetorial e representante do Inspetor, padre Jefferson Luis, apresentou a comunidade paroquial a nova obediência do padre Luis, será formador no aspirantado indígena de São Gabriel da Cachoeira.

A família do Padre Luís Antônio tem a alegria de ter dois filhos religiosos, ele e a sua irmã Justiane que é Filha de Maria Auxiliadora. Deus seja louvado por tantas vocações oriundas de Iauareté e da família do Padre Luis.

O TRÍDUO: DIAS DE PREPARAÇÃO

A Ordenação foi antecipada por três dias de preparação com um Tríduo Vocacional. Foram dias intensos em clima salesiano e familiar. Várias foram as comunidades que organizaram a liturgia e a noite cultural em cada dia. Vários foram os grupos que abrilhantaram este evento.

A primeira noite, a eucaristia foi presidida pelo salesiano Padre Wellington Abreu, colega de pós noviciado que refletiu com a comunidade o dom do chamado.

O segundo dia foi animado pelo salesiano Padre Jacinto Sampaio, diretor e pároco de Santa Isabel do Rio Negro, que refletiu a importância da família na vida do vocacionado.

O terceiro dia teve como presidente da celebração o bispo ordenante, Dom Antônio de Assis Ribeiro, mas a reflexão foi realizada pelo salesiano Padre Gilson Falcão, diretor do Centro Inspetorial e Secretário Inspetorial, pois celebrava seus 10 anos de Ordenação Presbiteral e partilhou as virtudes da fidelidade e perseverança.

As três noites foram ocasiões para abençoar os paramentos e objetos litúrgicos do neo-sacerdote. E ao fim de cada celebração tivemos a alegria de contemplar as danças culturais tradicionais, apresentações e homenagens, e a animação dos salesianos presentes.

A PRIMEIRA MISSA

No dia seguinte após a ordenação e as festas, o neo-sacerdote presidiu a sua Primeira Missa na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo. Padre Gilson Falcão, convidado pelo Padre Luís, fez a homilia. No espírito do quarto Domingo do advento onde José e Maria assumem a missão de gerar e cuidar de Jesus, Padre Luis mais uma vez agradeceu ao Senhor por gerar Cristo no seu coração e na sua vida e pediu a graça de com seu ministério sacerdotal também poder gerar Cristo na vida de todos aqueles a quem for enviado.

IAUARETÊ

A Missão Salesiana de Iauaretê fica no alto Rio Uaupés na fronteira com a Colômbia no extremo norte do Brasil, chamada Cabeça do Cachorro. A comunidade salesiana tem 93 anos de presença e evangelização. A paroquia conta com 61 comunidades espalhadas por quatro diversos rios e possui um oratório muito vivo com tantos adolescentes e jovens. Com Padre Luís Antônio são já sete salesianos sacerdotes e cinco Filhas de Maria Auxiliadora.

Iauaretê é chamada Valdocco da Amazônia pois quem chega lá sente logo o espírito salesiano e a presença de Dom Bosco nos missionários salesianos.

Jovem não tenha medo de dizer sim a Deus, venha ser salesiano e entregar a sua vida em favor dos jovens da nossa Amazônia!

Padre Wellington Abreu, sdb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀