EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

SALESIANO LUIS ANTONIO É ORDENADO SACERDOTE EM IAUARETÊ

A ORDENAÇÃO

No último sábado, 17 de dezembro a Inspetoria São Domingos Sávio juntamente com a Paróquia São Miguel Arcanjo da Missão Salesiana de Iauaretê/AM, congratularam-se com o sim do salesiano Luis Antonio Ferreira. Da Etnia Tukano, Padre Luís Antônio é o sétimo salesiano sacerdote oriundo de Iauaretê, Distrito do município de São Gabriel da Cachoeira no Amazonas.

Pela imposição das mãos e oração consecratória, foi ordenado por Dom Antônio de Assis Ribeiro, salesiano de Dom Bosco (SDB), Bispo Auxiliar de Belém do Pará que em suas palavras durante a homilia reforçou o ícone escolhido pelo neo-sacerdote em seu lema sacerdotal: “O Bom Pastor dá a sua vida pelas suas ovelhas”. “O Pastor precisa se cuidar, estar bem consigo mesmo para cuidar bem das ovelhas; o Pastor precisa estar disponível para acolher as ovelhas; o Pastor precisa buscar as ovelhas que ainda não estão no seu curral e não pode usar uma viseira olhando somente para uma direção, precisa olhar para todos e cuidar de todos”, afirmou Dom Antônio.

Dom Antônio de Assis reforçou que precisamos rezar pelas vocações, pedir sempre ao Senhor mais operários para o Reino e que Iauaretê, berço de tantas vocações sacerdotais e religiosas, possa ainda produzir muitos frutos para a vida da Igreja do Rio Negro e para a vida salesiana.

Padre Luís em seu discurso agradeceu a todos os presentes e principalmente a todos que ajudaram em todo o seu processo formativo, os seus pais senhor Luís e Dona Justina, seus irmãos, os formadores, os salesianos, as Filhas de Maria Auxiliadora, os leigos e os jovens da Paróquia São Miguel Arcanjo e no final fez uma linda homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora que o conduziu até aqui.

Agradeceu a comunidade salesiana na pessoa do Pároco, Padre Reginaldo Barbosa que com a comunidade paroquial prepararam tudo muito bem. “Hoje estou muito feliz, sinto o amor de Deus por mim e a única coisa que brota do meu coração é a gratidão e por isso louvo e agradeço a Deus por me fazer chegar neste dia com vida e saúde para poder servir a Igreja, os jovens e o povo santo de Deus, concluiu padre Luis Antonio.”

No final da celebração Padre Franciclei Martins, ecônomo inspetorial e representante do Inspetor, padre Jefferson Luis, apresentou a comunidade paroquial a nova obediência do padre Luis, será formador no aspirantado indígena de São Gabriel da Cachoeira.

A família do Padre Luís Antônio tem a alegria de ter dois filhos religiosos, ele e a sua irmã Justiane que é Filha de Maria Auxiliadora. Deus seja louvado por tantas vocações oriundas de Iauareté e da família do Padre Luis.

O TRÍDUO: DIAS DE PREPARAÇÃO

A Ordenação foi antecipada por três dias de preparação com um Tríduo Vocacional. Foram dias intensos em clima salesiano e familiar. Várias foram as comunidades que organizaram a liturgia e a noite cultural em cada dia. Vários foram os grupos que abrilhantaram este evento.

A primeira noite, a eucaristia foi presidida pelo salesiano Padre Wellington Abreu, colega de pós noviciado que refletiu com a comunidade o dom do chamado.

O segundo dia foi animado pelo salesiano Padre Jacinto Sampaio, diretor e pároco de Santa Isabel do Rio Negro, que refletiu a importância da família na vida do vocacionado.

O terceiro dia teve como presidente da celebração o bispo ordenante, Dom Antônio de Assis Ribeiro, mas a reflexão foi realizada pelo salesiano Padre Gilson Falcão, diretor do Centro Inspetorial e Secretário Inspetorial, pois celebrava seus 10 anos de Ordenação Presbiteral e partilhou as virtudes da fidelidade e perseverança.

As três noites foram ocasiões para abençoar os paramentos e objetos litúrgicos do neo-sacerdote. E ao fim de cada celebração tivemos a alegria de contemplar as danças culturais tradicionais, apresentações e homenagens, e a animação dos salesianos presentes.

A PRIMEIRA MISSA

No dia seguinte após a ordenação e as festas, o neo-sacerdote presidiu a sua Primeira Missa na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo. Padre Gilson Falcão, convidado pelo Padre Luís, fez a homilia. No espírito do quarto Domingo do advento onde José e Maria assumem a missão de gerar e cuidar de Jesus, Padre Luis mais uma vez agradeceu ao Senhor por gerar Cristo no seu coração e na sua vida e pediu a graça de com seu ministério sacerdotal também poder gerar Cristo na vida de todos aqueles a quem for enviado.

IAUARETÊ

A Missão Salesiana de Iauaretê fica no alto Rio Uaupés na fronteira com a Colômbia no extremo norte do Brasil, chamada Cabeça do Cachorro. A comunidade salesiana tem 93 anos de presença e evangelização. A paroquia conta com 61 comunidades espalhadas por quatro diversos rios e possui um oratório muito vivo com tantos adolescentes e jovens. Com Padre Luís Antônio são já sete salesianos sacerdotes e cinco Filhas de Maria Auxiliadora.

Iauaretê é chamada Valdocco da Amazônia pois quem chega lá sente logo o espírito salesiano e a presença de Dom Bosco nos missionários salesianos.

Jovem não tenha medo de dizer sim a Deus, venha ser salesiano e entregar a sua vida em favor dos jovens da nossa Amazônia!

Padre Wellington Abreu, sdb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀