EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Salesiano indígena é ordenado presbítero em Iauareté

Iauareté/AM – Ãyuró E’katiro me’ra Basârã “Cantemos com muita alegria” é a tradução em tukano da experiência que fez Iauareté desde quarta-feira dia 12 de dezembro. A Paróquia São Miguel Arcanjo acolheu com igreja repleta o início do  tríduo em preparação a ordenação sacerdotal de um filho da terra, o Diácono Gilson Falcão Araújo que desde o ano de 2002 se prepara para ser salesiano sacerdote doando-se assim inteiramente pelos jovens da Amazônia.

Durante estes dias de preparação as comunidades de Iauaretê não mediram esforços para homenagear seu filho com danças (Cariçu, Capiwaiá, Mawáco, entre outras), representações teatrais e discursos. Um momento marcante neste período foi a Cerimônia da Bênção Tariano-Piratapuia ocorrida na sexta-feira (14/12). Nesta, os grupos das etnias paterna (Tariano) e materna (Piratapuia) “revestiram” o Diácono com os símbolos próprios e a “força de seus ancestrais” que segundo os mesmos estariam olhando por ele em sua nova e importante missão como salesiano sacerdote.

O grande dia começou com as comunidades do Centro de Iauaretê ornamentando a quadra do Centro Juvenil Salesiano. Foi marcante, apesar do cansaço, em decorrência de toda a preparação, a alegria e o sorriso nos rostos de quem estava trabalhando para deixar o mais bonito possível o ambiente onde o Diácono Gilson seria revestido sacerdote do Senhor.

Estiveram presentes estes dias em Iauaretê: Dom Bruno Pedron, sdb (bispo de Ji-Paraná-RO) que foi o ordenante, Pe. Nilson Costa Cruz, Diretor Pároco e representante do Pe. Inspetor, Pe. Daniel Cunha – mestre de cerimônia, o Pe. Bruno Morandini – Pároco de Taracuá, Pe. Ademir de Oliveira – representante da comunidade formadora do teologado do Instituto Pio XI, Pe. Augusto Kian – Mestre de noviços da Inspetoria de Campo Grande e o Professor Paulo Delgado da Universidade Federal de Campo Grande – MS.

Durante a Celebração Eucarística, Dom Bruno não escondeu a alegria em visitar Iauaretê pela primeira vez e como era importante o momento de ordenar um novo sacerdote salesiano sendo ele também um filho de Dom Bosco. Segundo ele: O Céu devia estar numa grande alegria naquele momento.

No domingo dia 16 de dezembro, ocorreu a celebração da 1ª Missa presidida pelo Pe. Gilson. A homilia foi feita pelo Pe. Ademir de Oliveira que ressaltou aspectos da vida do Pe. Gilson e o tempo em que conviveram juntos no pós-noviciado em Campo Grande e o tempo da teologia. Também ressaltou o significado de ser e viver como sacerdote. “O padre reza e intercede a Deus pelo povo…”. No fim da celebração, Dom Bruno agradeceu de forma emocionada a oportunidade de estar no Alto Rio Uaupés nestes dias.

Cantemos com muita alegria, as bênçãos de Deus de ter o Pe. Gilson em nosso meio, nos próximos dias o mesmo, continuará no Distrito de Iauareté colaborando com o serviço paroquial.

Leomar Lima, sdb e Marcelo de Oliveira,sdb

Confira as fotos da celebração.

[nggallery id=53]

2 comentários em “Salesiano indígena é ordenado presbítero em Iauareté”

  1. A benção para esse povo de Iauaretê, a ordenação do Pe. Gilson, foi uma festa cultural e eu e meu povo tivemos a honra de participar desta missa de ordenação… Iauaretê esta orgulhosa de ter filhos vocacionados a anunciar o evangelho..

  2. Pe. Justino Sarmento Rezende

    Ao meu amigo e irmão Pe. Gilson, muitas felicidades nessa nova etapa de sua vocação. Deus lhe dê saúde, perseverança, amor, dedicação, disponibilidade, sensibilidade, simplicidade, sabedoria durante o seu sacerdócio. Você merece e conseguirá ser feliz nessa vocação. O povo de Deus merece um padre que se sinta como alguém dele, com ele e para ele. Você é indígena, assim como eu. Lembre-se sempre dessa sua identidade. Deus lhe deu a identidade Tariana e quer ser servido com jeito tariano. Conte comigo! Abraçcos do seu irmão e amigo Pe. Justino Sarmento Rezende – sdb.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀