A Igreja no Brasil tem uma opção preferencial pela juventude, afirma o recente documento aprovado pelos Bispos do Brasil, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste sentido, a busca de uma assessoria qualificada de uma pessoa que saiba trabalhar com lideranças juvenis é de fundamental importância. Foi assim, que os bispos do Regional Norte 1 da CNBB procuraram o Inspetor Salesiano, Pe. Damásio Medeiros, para solicitar um Salesiano que pudesse assessorar a Pastoral da Juventude (PJ) em nível regional. A resposta do Pe. Damásio foi positiva e nomeou para esse serviço o Pe. José Raimundo Neri, natural de Igarapé-Mirim/PA.
Pe. José Raimundo desenvolve o trabalho de Delegado Inspetorial de Pastoral e agora acumula esses dois serviços, que no seu parecer, se complementam. Para o novo assessor, ele interpretou o gesto da Inspetoria em disponibilizar um Salesiano para o trabalho com a PJ, como um sentido de pertença à Igreja e também na realização de um serviço que é próprio do carisma salesiano.
A primeira atitude será de conversar com os bispos para inteirar-se da situação; tomar conhecimento da situação; ver o trabalho realizado até o presente momento e tentar buscar uma nova proposta a partir do documento apovado pela CNBB sobre a juventude. É importante notar que assim como existe a Pastoral da Juventude, hoje na Igreja, há uma vasta existência de Movimentos Eclesiais e outros seguimentos que atuam junto à juventude católica.