EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

SAIR, VER E CHAMAR AÇÕES PARA A PASTORAL VOCACIONAL

Por Pe João Mendonça (sdb) –

Papa Francisco no recente congresso internacional sobre a pastoral vocacional, fez uma reflexão muito contundente. Ele disse que o termo pastoral vocacional pode se limitar a projeto, uma linguagem muito eclesiástica e pouco programática, para o bem da verdade. Por isto ele propôs três dimensões para esta ação eclesial: sair, ver e chamar.

São três verbos de movimento. Sair, quer dizer, ir ao encontro, deixar os esquemas rígidos, as normas de segurança que engessam nossa ação. É preciso ajudar as pessoas, sobretudo os jovens, a encontrar Jesus Cristo numa experiência de intimidade com ele.

Ver, significa contemplar, enxergar as pessoas, ouvi-las, perder tempo com elas, sobretudo com os jovens. Entrar na conversa deles, estar com eles. No corre-corre de nossas ações temos pouco tempo para estar com as pessoas, eis o dilema.

Chamar, quer dizer, propor, suscitar, inquietar, mostrar outro caminho, uma mudança de meta. Jesus chama Mateus e lhe propõe apenas de segui-lo. É assim também com a conscientização vocacional. Trata-se de apresentar um caminho e não uma norma, um sentido e não respostas prontas, uma pessoa e não uma ideia. O desafio está nisto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀