EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

SAIR, VER E CHAMAR AÇÕES PARA A PASTORAL VOCACIONAL

Por Pe João Mendonça (sdb) –

Papa Francisco no recente congresso internacional sobre a pastoral vocacional, fez uma reflexão muito contundente. Ele disse que o termo pastoral vocacional pode se limitar a projeto, uma linguagem muito eclesiástica e pouco programática, para o bem da verdade. Por isto ele propôs três dimensões para esta ação eclesial: sair, ver e chamar.

São três verbos de movimento. Sair, quer dizer, ir ao encontro, deixar os esquemas rígidos, as normas de segurança que engessam nossa ação. É preciso ajudar as pessoas, sobretudo os jovens, a encontrar Jesus Cristo numa experiência de intimidade com ele.

Ver, significa contemplar, enxergar as pessoas, ouvi-las, perder tempo com elas, sobretudo com os jovens. Entrar na conversa deles, estar com eles. No corre-corre de nossas ações temos pouco tempo para estar com as pessoas, eis o dilema.

Chamar, quer dizer, propor, suscitar, inquietar, mostrar outro caminho, uma mudança de meta. Jesus chama Mateus e lhe propõe apenas de segui-lo. É assim também com a conscientização vocacional. Trata-se de apresentar um caminho e não uma norma, um sentido e não respostas prontas, uma pessoa e não uma ideia. O desafio está nisto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀