EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Saíamos às pressas ao encontro da vida na Amazônia

Por Padre João da Silva Mendonça Filho, sdb

Nos dias 01 e 02 de setembro, no monte Tabor, a Conferência dos religiosos do Brasil(CRB), regional Pará-Amapá esteve reunida para sua Assembleia ordinária eletiva. Foi um momento muito importante para a Vida Religiosa Consagrada em nossa complexa e desafiadora regional que se faz presente e organizada em 10 núcleos: Marabá, Macapá, Santarém, Cametá, Ponta de Pedras, Castanhal, Altamira, Abaetetuba, Belém e brevemente no Marajó. As distâncias são continentais dificultando muito a proximidade entre os religiosos e religiosas, mas haveremos de continuar tendo a sabedoria para vencer os interditos.

O tema da Assembleia foi em sintonia com o Sínodo da Amazônia que já se encontra em preparação. Não se pode ficar à margem de todo este processo iniciado pela convocação do papa Francisco. Deus aponta para a Amazônia e a vida religiosa está na mira do olhar de Deus porque ele nos chamou a sermos profetas, próximos e esperançosos, como bem nos recordava o papa Francisco no final do Ano da Vida Consagrada.

Profetas e profetisas que saem às pressas como Maria ao encontro dos destinatários de nossos carismas fundacionais. Cada congregação religiosa é, na Amazônia, um dom do Espírito do Senhor na concretização de seu projeto salvífico. Com as presenças a favor da vida se faz o Reino de Deus presente em cada rosto que se encontra: crianças, adolescentes e jovens; enfermos, famintos e abandonados; presos, mulheres exploradas e morte. Em todas as atividades assistenciais, educativas, paroquiais e de inserção em pequenas comunidades, estamos respondendo como profetas e profetisas para que a vida seja plena.

Também estamos pertos daqueles onde a vida clama por justiça e melhores condições sociais. A vida consagrada não faz politicagem, mas ação política a partir da força do Evangelho. Toda ação que tenha a peito o bem do povo é ação política de qualidade e a vida consagrada não se omite de estar presente ali onde a vida clama.

São homens e mulheres de grande esperança. Sentindo na pele a falta de vocações, isto é um fato. Porém, todos conscientes de que a iniciativa é sempre de Deus e ele dará o pão e o peixe que precisam para continuar a missão com novas e necessárias vocações. Ainda se tem esperança de que as Novas Comunidades de Vida, as Congregações diocesanas, os Institutos seculares e todas as formas de consagração podem ser um sinal do Reino presente nesta regional.

Por isto, a Assembleia se debruçou, além da temática do Sínodo, na escolha da coordenação regional e dos novos membros da diretoria. Esta tarefa compete a todos os membros da Assembleia que chegarão de todos os núcleos carregando no coração e na mente o desejo de uma CRB sempre mais atuante e ousada, como os tempos pedem.

No final da Assembleia regional Pará-Amapa, houve a eleição tendo como nova coordenação, irmã Jucélia – fma, coordenadora e o novo conselho regional: irmã Dulcineia – Dorotéia do Sagrado Coração, irmã Rosa – franciscana, irmã Valéria – preciosina e padre João Mendonça – sdb.

Queremos agradecer a Virgem de Nazaré, a jovem que soube ouvir e praticar a Palavra, que a Assembleia foi fecunda, alegre, fraterna e que os projetos se realizem. Que a nova coordenação tenha o apoio de todos os religiosos e religiosas e que o manto da mãe querida nos proteja de todos os males. VIVA A VIDA CONSAGRADA.

CRB2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀