O Conselho dos Presbíteros nomeou uma equipe composta por Dom Sebastião, Pe. Luís Kirschener, Pe. Zenildo, Pe. Alcimar e Pe. Mendonça para preparem a participação da arquidiocese na V Conferência do CELAM. Dom Luís foi escolhido como delegado para a Conferência durante a Assembléia da CNBB.
A equipe se reuniu no último dia 06 para iniciar o processo. Foi marcado um encontro para o dia 01 de julho com a presença de vários convidados, inclusive de outras dioceses e prelazias do regional, para, a partir de um tema comum e das fichas enviadas pelo CELAM, os participantes elaborarem uma contribuição para a Conferência.
Entre os convidados estarão: o clero, a CRB, os coordenadores de pastorais das dioceses e prelazias, os(as) provincias que tem sede na região e outros.
Já foram definidos alguns temas que serão estudados em forma de oficinas: fenômeno religioso, economia neo-liberal, ministerialidade, liturgia e inculturação da fé, juventude, etc.
O tema central até agora definido seria uma visão histórica desde Medellín até Santo Domingos, como um resgate que nos compromete hoje com um novo projeto pastoral. Avançar com ousadia é preciso. Discipulado e Missionariedade são os eixos desta Conferência dentro de uma realidade latino-americana em profunda transformação.