EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

RSE realiza encontro nacional em Brasília

Foto do IX ENARSE

Brasília/DF–  Com o objetivo de valorizar a práxis inovadora nos diversos projetos da Rede Salesiana de Escolas (RSE), será realizado em Brasília, DF, nos dias 20 a 22 de março, o XI Encontro Nacional da RSE (XI ENARSE). Sob o tema “Partilhar e inovar para ressignificar a CEP”, o evento vai reunir cerca de 200 pessoas, entre diretores, gerentes e assessores nacionais; gestores e animadores dos polos regionais e diretores das mais de 100 instituições de ensino participantes da Rede em todo o Brasil.

Uma das novidades para o encontro deste ano é a presença de palestrantes internacionais. Na tarde do dia 20 de março, a conferência de abertura do XI ENARSE, com o tema “Ressignificar a educação salesiana”, será proferida pelo Pe. Miguel Angel Garcia Morcuende, salesiano, responsável pelo Setor Escola do Dicastério para a Pastoral Juvenil dos Salesianos de Dom Bosco. Em seguida, o tema “As escolas católicas: ilhas ou nós?” será abordado na palestra de Juan Antonio Ojeda Ortiz, lassalista e ex- Secretário-geral da Federação das Escolas Católicas da Espanha.

O segundo dia do ENARSE, 21 de março, será dedicado à apresentação dos programas, projetos e recursos oferecidos às unidades da Rede Salesiana de Escolas, bem como ao estudo de como esses itens se desenvolveram no último ano. Entre os temas tratados estão: “Cultura da Avaliação: recursos e processos”, “Programa de Formação: efeito escola”, “Gestão Educacional: Desafios e acompanhamento da RSE”, “Centro de Serviços Compartilhados – CSC”, “Lipdub na perspectiva da escola”, “O uso do Portal Futurum”, “Diálogos de Formação no cotidiano da escola” e “Pastoral Escolar”.

Na manhã de 22 de março serão apresentadas as inovações do material didático digital da RSE. Em seguida os participantes farão reuniões por polos regionais, para aprofundar as discussões concernentes ao encontro e discutir suas aplicações práticas.

A Rede Salesiana de Escolas

A educação salesiana está presente no Brasil há 130 anos e se caracteriza por uma pedagogia baseada no amor, na ciência e na espiritualidade. Em 2001, começou a se concretizar a proposta de uma rede de ensino que pudesse unir as mais de cem escolas que compartilhavam dessa concepção pedagógica-pastoral em torno de um projeto conjunto e inovador.

Hoje, a Rede Salesiana de Escolas (RSE) congrega cerca 5 mil educadores e 85 mil alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, em 114 instituições de ensino em todo o País. A RSE possui material didático próprio, elaborado de acordo com seus princípios educacionais. Mais do que um sistema de ensino, entretanto, o que se destaca na RSE é um projeto pedagógico-pastoral que funciona realmente em Rede e que envolve todas as escolas com o objetivo de formar cidadãos capazes de compreender criticamente a sociedade em que vivem e de agir sobre ela.

Ana Cosenza

Assessora de Impresa RSE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀