EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

ROMA: ESCOLA DE DELEGADOS DE PASTORAL JUVENIL

Por Pe Bira – Antônio Ribeiro

Aconteceu em Roma, na Casa Generalícia, do dia 16 a 27 de maio, a Escola de Delegados da Pastoral Juvenil Salesiana. Participaram 66 salesianos, dentre os quais 48 delegados Inspetoriais da Pastoral Juvenil.


O evento foi promovido pelo Dicastério da Pastoral Juvenil e teve como objetivo: promover nos participantes uma visão mais aprofunda dos elementos fundamentais do patrimônio carismático salesiano relativo ao serviço de animação pastoral, em sintonia com o “Quadro Referencial para a Pastoral juvenil Salesiana”; favorecer o crescimento pessoal dos delegados mediante a reflexão sobre as experiências de vida pastoral, a interiorização e a reelaboração das motivações pessoais.

 

Justificativa do Evento
As atividades do encontro se iniciaram oficialmente no dia 16, às 09:00 da manhã, com a Palavra do Reitor-mor, Pe. Ângelo Fernandez Artime. Em seu pronunciamento justificou a promoção desse evento mundial, destacando duas causas fundamentais: 
a) a necessidade da formação: disse o Reitor-mor que a Congregação Salesiana, nos últimos anos e, sobretudo, com o Capítulo Geral 27 (em 2013), está refletindo sobre o Testemunho da Radicalidade Evangélica (Jesus Cristo como Centro da vida e da missão de cada Salesiano) trilhando um caminho de renovação. O processo de renovação não é possível sem uma profunda atitude de estudo e reflexão. Daí nasce a importância da necessidade de cultivarmos uma atitude de vida que esteja em formação permanente. O estudo e a reflexão nos levam ao aprofundamento dos elementos e conteúdos teológicos, pastorais e carismáticos que fundamentam e motivam da vida religiosa e missionária Salesiana. 
b) a comunhão: continuou o décimo sucessor de Dom Bosco, afirmando que a segunda motivação desse evento de porte mundial é a necessidade do fortalecimento da Comunhão carismática e pastoral em toda a Congregação, uma vez que a mesma é muito complexa. A congregação é grande e está presente em todos os continentes, inserida nas mais variadas culturas e contextos culturais, políticos eclesiais e religiosos. É preciso, portanto, assegurar a comunhão carismática em sua unidade fundamental e, ao mesmo tempo, acolher a riqueza proveniente dos diversos contextos.

 

Programação e conteúdos
O evento teve uma intensa programação com diversas atividades, tais como: conferências, estudo pessoal, trabalho em grupo, oração, partilha de experiências, eventos culturais. Do Brasil participaram cinco delegados, provenientes das inspetorias de Recife, Belo Horizonte, Porto Alegre, Campo Grande e Manaus. 


Os principais temas estudados, além do Quadro Referencial da Pastoral Juvenil Salesiana, foram: a necessidade da cultural da reflexão pastoral, a relação entre economia e animação pastoral, a comunhão entre os diversos serviços inspetoriais, atitudes e virtudes da pessoa do delegado da Pastoral Juvenil, etc. 


O clima que permeou o encontro foi o clima de família, colaboração, atenciosidade às necessidades de cada um, participação ativa, espontaneidade, respeito, acolhida…

 

Mensagem conclusiva
No último dia, 27 de maio, às 10:00 da manhã, o reitor-mor, Pe. Ângelo Fernandez, fez o enceramento do evento. Em seu discurso conclusivo agradeceu o serviço que os delegados prestam à Congregação em cada Inspetoria e os estimulou à promoção da Pastoral Juvenil em profunda comunhão com os critérios da Congregação. 


Afirmou que ninguém deve fazer a “sua pastoral juvenil”, por si mesmo. Nenhuma comunidade deve isolar-se e seguir critérios próprios, nenhum contexto justifica e sem substitui carisma salesiano. As particularidades culturais enriquecem a Congregação, mas não justifica a ruptura da comunhão. 


Por isso, uma das sérias responsabilidades do delegado da Pastoral Juvenil Salesiana é aquela de estimular a fidelidade à Pastoral Juvenil pensada pela Congregação e documentada no Quadro Referencial da Pastoral Juvenil Salesiana. Há uma só pastoral juvenil salesiana. Isso não pode ser negociado.


Ao final, cumprimentou a todos, um por um e fizemos uma longa sessão de fotos.

FOTOS:
https://www.flickr.com/…/130162259@N…/sets/72157668572229692

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀