EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

ROMA: ESCOLA DE DELEGADOS DE PASTORAL JUVENIL

Por Pe Bira – Antônio Ribeiro

Aconteceu em Roma, na Casa Generalícia, do dia 16 a 27 de maio, a Escola de Delegados da Pastoral Juvenil Salesiana. Participaram 66 salesianos, dentre os quais 48 delegados Inspetoriais da Pastoral Juvenil.


O evento foi promovido pelo Dicastério da Pastoral Juvenil e teve como objetivo: promover nos participantes uma visão mais aprofunda dos elementos fundamentais do patrimônio carismático salesiano relativo ao serviço de animação pastoral, em sintonia com o “Quadro Referencial para a Pastoral juvenil Salesiana”; favorecer o crescimento pessoal dos delegados mediante a reflexão sobre as experiências de vida pastoral, a interiorização e a reelaboração das motivações pessoais.

 

Justificativa do Evento
As atividades do encontro se iniciaram oficialmente no dia 16, às 09:00 da manhã, com a Palavra do Reitor-mor, Pe. Ângelo Fernandez Artime. Em seu pronunciamento justificou a promoção desse evento mundial, destacando duas causas fundamentais: 
a) a necessidade da formação: disse o Reitor-mor que a Congregação Salesiana, nos últimos anos e, sobretudo, com o Capítulo Geral 27 (em 2013), está refletindo sobre o Testemunho da Radicalidade Evangélica (Jesus Cristo como Centro da vida e da missão de cada Salesiano) trilhando um caminho de renovação. O processo de renovação não é possível sem uma profunda atitude de estudo e reflexão. Daí nasce a importância da necessidade de cultivarmos uma atitude de vida que esteja em formação permanente. O estudo e a reflexão nos levam ao aprofundamento dos elementos e conteúdos teológicos, pastorais e carismáticos que fundamentam e motivam da vida religiosa e missionária Salesiana. 
b) a comunhão: continuou o décimo sucessor de Dom Bosco, afirmando que a segunda motivação desse evento de porte mundial é a necessidade do fortalecimento da Comunhão carismática e pastoral em toda a Congregação, uma vez que a mesma é muito complexa. A congregação é grande e está presente em todos os continentes, inserida nas mais variadas culturas e contextos culturais, políticos eclesiais e religiosos. É preciso, portanto, assegurar a comunhão carismática em sua unidade fundamental e, ao mesmo tempo, acolher a riqueza proveniente dos diversos contextos.

 

Programação e conteúdos
O evento teve uma intensa programação com diversas atividades, tais como: conferências, estudo pessoal, trabalho em grupo, oração, partilha de experiências, eventos culturais. Do Brasil participaram cinco delegados, provenientes das inspetorias de Recife, Belo Horizonte, Porto Alegre, Campo Grande e Manaus. 


Os principais temas estudados, além do Quadro Referencial da Pastoral Juvenil Salesiana, foram: a necessidade da cultural da reflexão pastoral, a relação entre economia e animação pastoral, a comunhão entre os diversos serviços inspetoriais, atitudes e virtudes da pessoa do delegado da Pastoral Juvenil, etc. 


O clima que permeou o encontro foi o clima de família, colaboração, atenciosidade às necessidades de cada um, participação ativa, espontaneidade, respeito, acolhida…

 

Mensagem conclusiva
No último dia, 27 de maio, às 10:00 da manhã, o reitor-mor, Pe. Ângelo Fernandez, fez o enceramento do evento. Em seu discurso conclusivo agradeceu o serviço que os delegados prestam à Congregação em cada Inspetoria e os estimulou à promoção da Pastoral Juvenil em profunda comunhão com os critérios da Congregação. 


Afirmou que ninguém deve fazer a “sua pastoral juvenil”, por si mesmo. Nenhuma comunidade deve isolar-se e seguir critérios próprios, nenhum contexto justifica e sem substitui carisma salesiano. As particularidades culturais enriquecem a Congregação, mas não justifica a ruptura da comunhão. 


Por isso, uma das sérias responsabilidades do delegado da Pastoral Juvenil Salesiana é aquela de estimular a fidelidade à Pastoral Juvenil pensada pela Congregação e documentada no Quadro Referencial da Pastoral Juvenil Salesiana. Há uma só pastoral juvenil salesiana. Isso não pode ser negociado.


Ao final, cumprimentou a todos, um por um e fizemos uma longa sessão de fotos.

FOTOS:
https://www.flickr.com/…/130162259@N…/sets/72157668572229692

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀