EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

RMG – Vinde e Vede: subsídios de animação

(ANS – Roma) – A Estreia do Reitor-Mor, como várias vezes relembrou o mesmo P. Chávez, não é apenas um lema. O comentário, um autêntico manifesto programático, oferece, haurindo da experiência e do carisma de Dom Bosco, temas e perspectivas com que aceitar os desafios que lança o atual contexto sociocultural à construção do Reino de Deus. Também neste ano alguns subsídios introduzem à estreia e a acompanham: um convite à leitura e à reflexão do comento a ela feito.

Nos últimos anos, o Dicastério para a Comunicação Social tem realizado, com preciosas colaborações, variadas iniciativas que ladeiam a Estreia, também a de 2011, para facilitar e fomentar-lhe tanto a acolhida quanto o entendimento. Os vários projetos, editados em sete línguas, nos últimos anos estão vendo versões em outras línguas, graças ao interesse e à colaboração de algumas Inspetorias.

Um primeiro subsídio é o pôster, que já conta perto de dez anos de tradição. Ideado e realizado por DOSA TIC, da Inspetoria espanhola Maria Auxiliadora, de Sevilha, o cartaz foi oficialmente lançado no fim do mês de novembro. Distribuído impresso, como anexo a ANSfoto de novembro, o pôster está outrossim em ‘file’ fonte, no sítio sdb.org.

Também o vídeo, sempre muito esperado, conta em sua produção com a participação de ‘Missões Dom Bosco – Mídia Centro’, de Turim, e com a colaboração de outros centros de produção, como, p. ex., «Audiovisuales Don Bosco», de Quito, Equador. O DVD, distribuído às casas SDB e FMA, contém um vídeo de 24 minutos, estruturado sobre o comento à Estreia, sintetizando-lhe o conteúdo.

O vídeo, flúido e linear, foi objeto de uma cuidadosa atenção de pós-produção. Enriquecem-no dois clipes, disponíveis no DVD também separadamente: o raconto de “A caravana no deserto” e a oração de Madeleine Delbrêl “A dança da vida”, ambos realizados pela ‘Accademia dello Spettacolo di Torino’. “A dança da vida”, tal como sugerem as palavras da oração, é uma verdadeira meditação. As imagens da dança e do maestro que guia o aprendiz, ajudam a compreender quão importante seja para o cristão deixar-se guiar pelo Espírito. A passagem do branco-e-preto para o colorido exprime o esforço do exercício experiencial-espiritual e a alegria de ‘sentir-se chamados’. Quanto aos movimentos coreografados pela dançarina, racontam o mistério do nascimento e da vida.

Ao ‘DVD Vinde e Vede’ seguir-se-á o dos Dias de Espiritualidade da Família Salesiana, com mais material de aprofundamento.

Novidade neste ano é o canal de YouTube VeniteeVedrete2011 que contém histórias de vocação de vários membros da Família Salesiana. Aberto faz poucos dias, o canal vídeo contém para mais de uns 40 filmagens.

A essas acrescentam-se as iniciativas e os subsídios que nas Inspetorias se elaboram para as áreas da pastoral e da formação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀