EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

RMG – Vinde e Vede: subsídios de animação

(ANS – Roma) – A Estreia do Reitor-Mor, como várias vezes relembrou o mesmo P. Chávez, não é apenas um lema. O comentário, um autêntico manifesto programático, oferece, haurindo da experiência e do carisma de Dom Bosco, temas e perspectivas com que aceitar os desafios que lança o atual contexto sociocultural à construção do Reino de Deus. Também neste ano alguns subsídios introduzem à estreia e a acompanham: um convite à leitura e à reflexão do comento a ela feito.

Nos últimos anos, o Dicastério para a Comunicação Social tem realizado, com preciosas colaborações, variadas iniciativas que ladeiam a Estreia, também a de 2011, para facilitar e fomentar-lhe tanto a acolhida quanto o entendimento. Os vários projetos, editados em sete línguas, nos últimos anos estão vendo versões em outras línguas, graças ao interesse e à colaboração de algumas Inspetorias.

Um primeiro subsídio é o pôster, que já conta perto de dez anos de tradição. Ideado e realizado por DOSA TIC, da Inspetoria espanhola Maria Auxiliadora, de Sevilha, o cartaz foi oficialmente lançado no fim do mês de novembro. Distribuído impresso, como anexo a ANSfoto de novembro, o pôster está outrossim em ‘file’ fonte, no sítio sdb.org.

Também o vídeo, sempre muito esperado, conta em sua produção com a participação de ‘Missões Dom Bosco – Mídia Centro’, de Turim, e com a colaboração de outros centros de produção, como, p. ex., «Audiovisuales Don Bosco», de Quito, Equador. O DVD, distribuído às casas SDB e FMA, contém um vídeo de 24 minutos, estruturado sobre o comento à Estreia, sintetizando-lhe o conteúdo.

O vídeo, flúido e linear, foi objeto de uma cuidadosa atenção de pós-produção. Enriquecem-no dois clipes, disponíveis no DVD também separadamente: o raconto de “A caravana no deserto” e a oração de Madeleine Delbrêl “A dança da vida”, ambos realizados pela ‘Accademia dello Spettacolo di Torino’. “A dança da vida”, tal como sugerem as palavras da oração, é uma verdadeira meditação. As imagens da dança e do maestro que guia o aprendiz, ajudam a compreender quão importante seja para o cristão deixar-se guiar pelo Espírito. A passagem do branco-e-preto para o colorido exprime o esforço do exercício experiencial-espiritual e a alegria de ‘sentir-se chamados’. Quanto aos movimentos coreografados pela dançarina, racontam o mistério do nascimento e da vida.

Ao ‘DVD Vinde e Vede’ seguir-se-á o dos Dias de Espiritualidade da Família Salesiana, com mais material de aprofundamento.

Novidade neste ano é o canal de YouTube VeniteeVedrete2011 que contém histórias de vocação de vários membros da Família Salesiana. Aberto faz poucos dias, o canal vídeo contém para mais de uns 40 filmagens.

A essas acrescentam-se as iniciativas e os subsídios que nas Inspetorias se elaboram para as áreas da pastoral e da formação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀