EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

RMG – Um agradável presente: a Estréia 2011

(ANS – Roma) – O dia 31 de dezembro marca tradicionalmente o dia do lançamento da Estréia do Reitor-Mor. O ano de 2011, como já se disse desde junho, verá os 28 grupos da Família Salesiana dedicados a refletir e empenhar-se pelas vocações.

No decorrer da cordial visita à Casa Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, o Reitor-Mor dos Salesianos, P. Pascual Chávez Villanueva, lançou oficialmente a Estréia de 2011 ‘Vinde e Vede’ – um veemente apelo a toda a Família Salesiana para que sinta a urgência de convocar.

“Escrevo-lhes para apresentar a Estreia 2011, na certeza de lhes dar um agradável presente pelo valor que a Estreia tem em nossa tradição salesiana desde os tempos de Dom Bosco, pelo tema escolhido que interessa à nossa vida, à nossa missão e à nossa capacidade de ajudar a descobrir que a vida é vocação e, ainda, pelo momento que vivemos como Igreja e Família Salesiana, sobretudo no Ocidente”.

De dois elementos Dom Bosco cuidava especialmente na promoção vocacional: de um ambiente em que a proposta pudesse ser favoravelmente acolhida e do acompanhamento espiritual que lhe dispensava.

A chave de abóbada da Estréia 2011 é a criação de uma cultura vocacional: “A cultura, de fato, evoca não gestos singulares, ainda que numerosos, mas uma mentalidade e uma atitude partilhada por um grupo; refere-se não só a intenções e propósitos privados mas ao emprego sistemático e racional das energias de que dispõe a comunidade”. Um ambiente que, permeado pela cultura vocacional, permite aos jovens descobrir a própria vida na dimensão da vocação-chamado, aberta à relação com os outros e com Deus, e generosamente colocada a serviço.

Sujeito promotor de uma cultura vocacional é principalmente a Pastoral juvenil, para a qual “a dimensão vocacional constitui o seu princípio inspirador e a sua confluência natural”. O P. Chávez, recomendando a criação de ambientes com testemunhos vocacionais significativos e o acompanhamento às pessoas, aponta às comunidades educativo-pastorais alguns aspectos e temas para uma eficaz pastoral vocacional: a educação ao amor, à castidade, à oração; o acompanhamento pessoal; a centralidade e o papel da consagração religiosa na missão da Família Salesiana; e, sobretudo, fazer do Movimento Juvenil Salesiano e do voluntariado uma plataforma experiencial de animação vocacional para os jovens.

Concluindo o comentário à Estréia, o P. Chávez exorta: “Devemos portanto ser orgulhosos da nossa vocação salesiana; conhecer cada vez mais Dom Bosco; e, sobretudo, viver e comunicar com entusiasmo o seu espírito e a missão salesiana”.

Além do tradicional raconto temático – A caravana no deserto –, o P. Chávez propõe neste ano uma oração de Madeleine Delbrêl, Serva de Deus e mística francesa, na qual exprime o abandono da própria vida à condução do Espírito Santo.

Começou Dom Bosco, a partir de 1849, a fazer aos seus meninos uma proposta que servisse de estímulo durante a caminhada do novo ano. Esse costume tornou-se uma preciosa tradição que, com o tempo, se estendeu a todos os grupos da Família Salesiana. Inspirada pelas necessidades do tempo presente, pela tradição salesiana e pelo Magistério eclesial, a Estréia se torna um manifesto programático para a reflexão e a ação dos 28 Grupos – religiosos e leigos – que se inspiram no carisma de Dom Bosco.

A Estréia 2011, cujo comento está disponível no sítio sdb.org, se acompanha de alguns subsídios, como o vídeo e um canal YouTube, que reúne histórias vocacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀