EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

RMG – Um agradável presente: a Estréia 2011

(ANS – Roma) – O dia 31 de dezembro marca tradicionalmente o dia do lançamento da Estréia do Reitor-Mor. O ano de 2011, como já se disse desde junho, verá os 28 grupos da Família Salesiana dedicados a refletir e empenhar-se pelas vocações.

No decorrer da cordial visita à Casa Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, o Reitor-Mor dos Salesianos, P. Pascual Chávez Villanueva, lançou oficialmente a Estréia de 2011 ‘Vinde e Vede’ – um veemente apelo a toda a Família Salesiana para que sinta a urgência de convocar.

“Escrevo-lhes para apresentar a Estreia 2011, na certeza de lhes dar um agradável presente pelo valor que a Estreia tem em nossa tradição salesiana desde os tempos de Dom Bosco, pelo tema escolhido que interessa à nossa vida, à nossa missão e à nossa capacidade de ajudar a descobrir que a vida é vocação e, ainda, pelo momento que vivemos como Igreja e Família Salesiana, sobretudo no Ocidente”.

De dois elementos Dom Bosco cuidava especialmente na promoção vocacional: de um ambiente em que a proposta pudesse ser favoravelmente acolhida e do acompanhamento espiritual que lhe dispensava.

A chave de abóbada da Estréia 2011 é a criação de uma cultura vocacional: “A cultura, de fato, evoca não gestos singulares, ainda que numerosos, mas uma mentalidade e uma atitude partilhada por um grupo; refere-se não só a intenções e propósitos privados mas ao emprego sistemático e racional das energias de que dispõe a comunidade”. Um ambiente que, permeado pela cultura vocacional, permite aos jovens descobrir a própria vida na dimensão da vocação-chamado, aberta à relação com os outros e com Deus, e generosamente colocada a serviço.

Sujeito promotor de uma cultura vocacional é principalmente a Pastoral juvenil, para a qual “a dimensão vocacional constitui o seu princípio inspirador e a sua confluência natural”. O P. Chávez, recomendando a criação de ambientes com testemunhos vocacionais significativos e o acompanhamento às pessoas, aponta às comunidades educativo-pastorais alguns aspectos e temas para uma eficaz pastoral vocacional: a educação ao amor, à castidade, à oração; o acompanhamento pessoal; a centralidade e o papel da consagração religiosa na missão da Família Salesiana; e, sobretudo, fazer do Movimento Juvenil Salesiano e do voluntariado uma plataforma experiencial de animação vocacional para os jovens.

Concluindo o comentário à Estréia, o P. Chávez exorta: “Devemos portanto ser orgulhosos da nossa vocação salesiana; conhecer cada vez mais Dom Bosco; e, sobretudo, viver e comunicar com entusiasmo o seu espírito e a missão salesiana”.

Além do tradicional raconto temático – A caravana no deserto –, o P. Chávez propõe neste ano uma oração de Madeleine Delbrêl, Serva de Deus e mística francesa, na qual exprime o abandono da própria vida à condução do Espírito Santo.

Começou Dom Bosco, a partir de 1849, a fazer aos seus meninos uma proposta que servisse de estímulo durante a caminhada do novo ano. Esse costume tornou-se uma preciosa tradição que, com o tempo, se estendeu a todos os grupos da Família Salesiana. Inspirada pelas necessidades do tempo presente, pela tradição salesiana e pelo Magistério eclesial, a Estréia se torna um manifesto programático para a reflexão e a ação dos 28 Grupos – religiosos e leigos – que se inspiram no carisma de Dom Bosco.

A Estréia 2011, cujo comento está disponível no sítio sdb.org, se acompanha de alguns subsídios, como o vídeo e um canal YouTube, que reúne histórias vocacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀