EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

RMG – Luto para o Reitor-Mor: morre a mãe do P. Ángel Fernández Artime

(ANS – Roma) – Nas primeiras horas da manhã de hoje, 24 de junho, dia da festa de São João Batista e recorrência mensal de Maria Auxiliadora, Isabel Artime Garcia, mãe do Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, retornou à casa do Pai, após longos meses de silencioso sofrimento. Nascida em 15 de março de 1936 em Luanco (Astúrias), na Espanha, ela faleceu aos 87 anos de vida. No mesmo dia em que a Congregação celebra a festa do nome de São João Bosco e a festa do Reitor-Mor, sua mãe faleceu em paz e serenidade.

O Reitor-Mor e sua irmã confortaram o sofrimento de sua mãe, a quem eram profundamente ligados, por mais de um ano. Esta manhã, após receber a notícia da morte de sua mãe, o Reitor-Mor escreveu uma carta compartilhando seus pensamentos e sentimentos:

“Aos meus irmãos salesianos SDB, à Família Salesiana,

Aos muitos leigos e jovens que estão sempre próximos a nós

Meus caros irmãos e irmãs SDB e amigos, escrevo estas linhas para contar que, hoje, minha mãe, Elisabeth, foi ao encontro do Senhor e que nós, que sobrevivemos a ela, toda a minha família e aqueles que a amaram e cuidaram dela, em particular minha irmã e eu, não podemos deixar de agradecer profundamente ao Senhor nosso Deus por ter concedido, a ela e a meu pai, uma vida tão bela como a que tiveram.

Nossa mãe, Isabel Artime García, nasceu no dia 15 de março de 1936 em Luanco (Astúrias), Espanha e nos deixou aos 87 anos de idade. Após ter frequentado a escola do vilarejo por alguns anos, ela começou a trabalhar muito cedo. Ela nasceu no ano do início da Guerra Civil Espanhola e, portanto, passou fome durante toda a infância. Assim como muitas famílias da época, vinha de uma família grande, ela tinha sete irmãos. Ela trabalhou entre redes e peixes para uma família tradicional de pescadores de cinco gerações. Também trabalhou na fábrica de conservas de peixe da aldeia. Casou-se aos 24 anos e aprendeu a cuidar da família, da casa, a cozinhar (meus pais eram excelentes cozinheiros!), a trabalhar com peixes e a se dedicar incansavelmente a tudo o que a vida lhe exigia.

Acima de tudo, ela cuidou de todos nós com muito carinho e amor. O afeto, o amor, o cuidado com os outros, o respeito pelas pessoas, o hábito de nunca falar mal de ninguém, de sempre praticar o bem e evitar cuidadosamente o mal e de ter Deus presente na própria vida, foram incutidos nas profundezas de nosso ser por nossa amada mãe. Este era o jeito de ser de nossa família, na qual também era evidente o total comprometimento do meu pai.

Hoje minha irmã e eu agradecemos a Deus pelos pais maravilhosos e pela mãe excepcional que tivemos, que tinha o dom da simplicidade, da bondade e da caridade para com os outros.

Hoje agradecemos a Deus porque nossos pais nos transmitiram uma profunda fé cristã de maneira simples: o exemplo de suas vidas foi a melhor catequese que poderíamos ter tido.

Hoje agradecemos a Deus porque nossos pais sempre se comprometeram para que seus filhos se formassem, se preparassem para a vida e fizessem aquilo que quisessem para seu próprio bem. Foi mantendo firmes tais princípios que eles responderam, por exemplo, quando contei que queria me tornar salesiano.

Hoje agradecemos simplesmente porque o Senhor da Vida nos concedeu bênçãos contínuas ao nos conceder esses pais e essa mãe. Nossa mãe conviveu com uma doença durante os últimos cinco anos, em grande paz até o último momento de sua existência terrena.

E hoje agradecemos profundamente ao Senhor pelo dom que concedeu à minha irmã e a mim ao chamar nossa mãe para encontrá-Lo em paz, com tanta serenidade, sem sofrimento e sem dor. Sem dúvida, Nossa Senhora do Carmo, a quem ela era tão devota, pegou-a pela mão para levá-la ao encontro de seu amado Filho.

Mãe, oferecemos a você nossas orações e as de tantas pessoas que nos querem bem. Descanse em paz no Senhor. NEle nos encontraremos novamente”.

O funeral será realizado na segunda-feira, 26 de junho, na paróquia “Santa Maria” de Luanco – Gozón. Espera-se a presença de muitos salesianos das Inspetorias espanholas e de muitos membros do Conselho Geral. Após a cerimônia final de despedida, o corpo será levado ao cemitério municipal de Santa Ana – Luanco.

São numerosas as mensagens de condolências, pêsames e orações que chegam ao Reitor-Mor de todos os cantos do mundo neste momento de luto. Toda a Família Salesiana oferece suas orações pelo eterno repouso de Mamãe Isabel, com a consoladora esperança de que ela estará serenamente ao lado de seu querido esposo Ángel Fernández Fernández.

O Reitor-Mor agradece a todos os que estão próximos a ele em oração e carinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀