EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

RMG – Disposições para a Congregação Salesiana depois da nomeação a Cardeal do seu Reitor-Mor

(ANS – Roma) – Após o inesperado anúncio pelo Papa Francisco da nomeação a Cardeal do P. Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor da ‘Sociedade de São Francisco de Sales’ (Salesianos de Dom Bosco), o mesmo Reitor-Mor envia uma Carta aos Salesianos e à Família Salesiana, visando partilhar o que se fará no futuro próximo, relativamente ao governo da Congregação.

O P. Fernández Artime exordia sublinhando que a notícia lhe chegou absolutamente “inesperada”, e que a recebeu como um presente do Papa Francisco à Congregação Salesiana e à Família de Dom Bosco’. É muito grande o afeto que nos dedica o Papa, refere o Reitor-Mor.

O mesmo Papa Francisco – raconta o X Sucessor de Dom Bosco – me convocou no Vaticano na terça-feira, 11 de julho último, para um encontro que, com paterna atenção, desejou para concordar os tempos necessários do meu serviço como Reitor-Mor, para o bem, antes de tudo, da Congregação.

Findo o diálogo com o Reitor-Mor, o Santo Padre – que se mostrou atento, cordial, apreciador profundo do carisma de Dom Bosco e especialmente afetuoso – estabeleceu que o P. Fernández Artime continue a servir como Reitor-Mor – e Cardeal – , por mais um ano. Após o que convocará o Capítulo Geral – o XXIX da Congregação, antecipando-o de um ano: para fevereiro de 2025 – no qual se elegerá o novo Reitor-Mor; e apresentará a sua demissão do governo da Congregação, em 31 de julho de 2024.

Desse momento em diante, o seu atual Vigário, P. Stefano Martoglio, assumirá ‘ad interim’ o governo da Congregação; e presidirá o CG29.

Uma vez dadas as demissões, afirma o Reitor-Mor em sua Carta, assumirá quanto lhe for confiado pelo Santo Padre, cujo teor e conteúdo, entretanto, ainda desconhece totalmente; e pede aos Salesianos e à FS para intensificar as orações pelo Papa e também por Si mesmo, lançado assim perante a perspectiva de um novo serviço na Igreja, serviço que – como filho de Dom Bosco – aceito, com filial obediência, não o tendo eu querido nem procurado.

A Carta integral do Reitor-Mor está disponível no fim da página, em italiano, espanhol, espanhol da América Latina, francês, inglês, português.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀