Com o objetivo de acompanhar e partilhar os trabalhos de evangelização da juventude no Brasil aconteceu, no Instituto Pio XI, de São Paulo (SP), entre os dias 11 e 13 de setembro de 2009, a reunião da Comissão Colegiada de Assessores do Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Durante o encontro, marcado pela forte lembrança de padre Gisley Azevedo, assessor nacional do Setor Juventude, assassinado em junho desse ano, foram discutidas questões relevantes para a ação conjunta das pastorais, organizações e movimentos de juventude da Igreja Católica, com destaque para a reflexão sobre os 30 anos da Conferência de Puebla, momento assessorado por padre Jorge Boran (CCJ – SP).
Além disso, foi feita uma reflexão sobre as perspectivas pastorais do Documento 85 da CNBB que trata da Evangelização da Juventude no Brasil, e, em seguida, um debate sobre a Campanha Nacional contra a violência e o extermínio da juventude, promovido pelas Pastorais da Juventude do Brasil (PJB), em parceria com diversas organizações e movimentos da sociedade civil brasileira.
A próxima reunião da Comissão Colegiada de Assessores acontecerá em maio de 2010 em São Paulo e aprofundará a discussão sobre o perfil da Comissão e a articulação do setor como espaço de reflexão sobre a evangelização da juventude no Brasil.
“30 anos de Puebla”
“De Puebla a Aparecida: como a Igreja está acolhendo os jovens?”. É com este tema que o Setor Juventude da CNBB promoverá de 4 a 6 de dezembro de 2009, no Centro Mariápolis Ginneta, em Vargem Grande Paulista (SP), um momento de celebração e reflexão para comemorar a importante opção que a Igreja da América Latina fez há 30 anos apostando nos jovens como construtores de um novo tempo. “Faremos um resgate histórico da efetivação desta opção em nosso país a fim de vislumbrar perspectivas para motivar ainda mais a evangelização da juventude”, explica o bispo responsável pelo Setor Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro.
São convidados a participar deste encontro assessores dos diversos seguimentos do trabalho junto aos jovens (pastorais da juventude e outras afins, movimentos e serviços, congregações, formadores de seminários) e os responsáveis diocesanos da juventude. Estes últimos se reuniram pela primeira vez em 2008, em Belo Horizonte e, agora, estarão novamente juntos para maior capacitação em sua missão com os jovens.