EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Reunião discute e avalia trabalho desenvolvido pela Pastoral da Juventude no Brasil

Com o objetivo de acompanhar e partilhar os trabalhos de evangelização da juventude no Brasil aconteceu, no Instituto Pio XI, de São Paulo (SP), entre os dias 11 e 13 de setembro de 2009, a reunião da Comissão Colegiada de Assessores do Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Durante o encontro, marcado pela forte lembrança de padre Gisley Azevedo, assessor nacional do Setor Juventude, assassinado em junho desse ano, foram discutidas questões relevantes para a ação conjunta das pastorais, organizações e movimentos de juventude da Igreja Católica, com destaque para a reflexão sobre os 30 anos da Conferência de Puebla, momento assessorado por padre Jorge Boran (CCJ – SP).

Além disso, foi feita uma reflexão sobre as perspectivas pastorais do Documento 85 da CNBB que trata da Evangelização da Juventude no Brasil, e, em seguida, um debate sobre a Campanha Nacional contra a violência e o extermínio da juventude, promovido pelas Pastorais da Juventude do Brasil (PJB), em parceria com diversas organizações e movimentos da sociedade civil brasileira.

A próxima reunião da Comissão Colegiada de Assessores acontecerá em maio de 2010 em São Paulo e aprofundará a discussão sobre o perfil da Comissão e a articulação do setor como espaço de reflexão sobre a evangelização da juventude no Brasil.

“30 anos de Puebla”

“De Puebla a Aparecida: como a Igreja está acolhendo os jovens?”. É com este tema que o Setor Juventude da CNBB promoverá de 4 a 6 de dezembro de 2009, no Centro Mariápolis Ginneta, em Vargem Grande Paulista (SP), um momento de celebração e reflexão para comemorar a importante opção que a Igreja da América Latina fez há 30 anos apostando nos jovens como construtores de um novo tempo. “Faremos um resgate histórico da efetivação desta opção em nosso país a fim de vislumbrar perspectivas para motivar ainda mais a evangelização da juventude”, explica o bispo responsável pelo Setor Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro.

São convidados a participar deste encontro assessores dos diversos seguimentos do trabalho junto aos jovens (pastorais da juventude e outras afins, movimentos e serviços, congregações, formadores de seminários) e os responsáveis diocesanos da juventude. Estes últimos se reuniram pela primeira vez em 2008, em Belo Horizonte e, agora, estarão novamente juntos para maior capacitação em sua missão com os jovens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀