EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

REUNIÃO DA COMISSÃO NACIONAL DE FORMAÇÃO (CNF)

Aconteceu nos dias 17-18 de abril no Centro de Convenções “Israel Pinheiro”, em Brasília, a primeira reunião anual da Comissão Nacional de Formação (CNF), composta pelos P Antônio Vilar (BSP), P Diego Vanzetta (BRE), P Lauro Shinohara (BCG), P Asidio Deretti, coordenados pelo P Francisco Alves de Lima (BMA).


O encontro contou com a presença do P Luis Timossi, da Inspetoria de La Plata (Argentina), coordenador da Efosur (Equipe de Formação do Sur).


Dentre os assuntos tratados no encontro vale ressaltar:



Elaboração do Projeto em preparação para a Profissão Perpétua. Estamos propondo um acompanhamento mais sistemático por parte das comunidades da Lapa e da teologia em Belo Horizonte e dos diretores com salesianos irmãos no pós-tirocínio. A equipe será constituída pelo P Nilson Faria (BBH), pelos P Tadeu e Oscar, respectivamente diretores dos teólogos da Lapa e Belo Horizonte. Este projeto já foi apresentado na última reunião da Cisbrasil em Recife.



Elaboração do Regulamento da Comissão Regional de Formação (CRF) da Região Cone Sul. Na nossa Região temos duas equipes de Formação: a CNF (Brasil) e a Efosur (Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile). O Dicastério da Formação tem solicitado por parte dos dois coordenadores uma maior colaboração.



Reflexão sobre a “Fragilidade Vocacional”. Este processo já foi concluído em todas as inspetorias. Fizemos uma partilha dos resultados. Estamos aguardando a síntese elaborada pelo Dicastério da Formação para cada Região.



Relatório sobre a Formação Inicial no Brasil. O ano passado, durante a reunião da Cisbrasil em Campo Grande, o P Cereda (Conselheiro para a Formação) apresentou um relatório sobre a formação inicial no Brasil. Ele visitou todas as casas de formação das seis inspetorias. Nos próximos meses, o Reitor-Mor deve oferecer uma série de orientações para a Região a partir deste relatório.



Partilha sobre a Efosur. O P Luis Timossi, coordenador da Efosur, partilhou conosco os trabalhos que a equipe tem realizado. A sua presença foi um passo a mais no trabalho conjunto que queremos construir na nossa Região.



Curso para Diretores e Párocos. Apresentamos os últimos detalhes a respeito do curso para diretores e párocos. O primeiro vai acontecer no período de 1-6 de maio em Barbacena. O assessor será o P João Sucarrats (BMA). O curso para párocos está confirmado para o período de 19-24 de junho também em Barbacena. Os principais objetivos deste encontro são: refletir sobre a história, identidade e missão da paróquia salesiana; aprofundar os elementos apresentados pelo quadro de referência da pastoral juvenil no que diz respeito às nossas paróquias e dar os primeiros passos em vista da constituição da Rede Salesiana de Paróquias (RSP). O encontro de diretores será coordenado pelo P Lauro Shinohara (BCG) e o de párocos pelo Ir. Manoel (BBH).



Formação específica para os salesianos coadjutores da América. Após uma série de reflexões envolvendo as CIF`s, os Conselhos Inspetoriais, os inspetores das Regiões Cone Sul e Interamérica, as Comissões de Formação (CNF, Efosur, Interamérica) e o Dicastério para a Formação, o Reitor-Mor indicou a Guatemala como o novo lugar onde vai acontecer a formação específica dos salesianos coadjutores da América. Esta formação terá a duração de 02 (dois) anos e estará na mesma comunidade dos estudantes de teologia. Esta experiência está aberta para todas as inspetorias da nossa Região. Durante um período de três anos a experiência será avaliada para certificar a sua viabilidade.



Encontro entre os delegados da CNF e Efosur. Estamos refletindo sobre a possibilidade de um encontro entre os delegados das suas comissões (CNF e Efosur). Esta proposta será apresentada e apreciada pelos inspetores da Cisbrasil e da Cisur.



Encaminhamentos. Aproveitamos a reunião para desencadear outros processos/projetos: critérios para o acompanhamento de aspirantes/vocacionados (em parceria com a pastoral juvenil); projeto para a Terceira Idade; projeto de acompanhamento para os tirocinantes entre outros.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀