EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

REUNIÃO DA CIP APRESENTA AS AÇÕES PARA O SEGUNDO SEMESTRE

Por COMSOC/ISMA –
Os membros da Comissão Inspetorial da Pastoral reuniram-se, na tarde de ontem (18) para apresentar os novos componentes da comissão, o novo Manual de Orientações para Serviços Inspetoriais e entre outros assuntos abordados, estava as ações do plano de ação da CIP que está em andamento.

Estiveram presentes na reunião o Delegado de Pastoral Juvenil Pe Antonio de Assis Ribeiro (P Bira) e os membros da CIP Pe Reginaldo Cordeiro (CIAM), Pe Benedito Cunha (CIPAR), Pe Jefferson Luis (CIFS), a assistente social Angela Almeida (CIAS), profa Meire Botelho (CIED) e os novos membros que integram a CIP em 2016 são Pe Isley Queiroz do Nascimento que assume a Comissão Inspetorial de Formação (CIF), e a jornalista Vívian Marler da Comissão Inspetorial de Comunicação – CIC.

Pe Bira iniciou o encontro apresentando o Manual de Orientações para Animação de Assessorias, Comissões e Serviços Inspetoriais que tem como objetivo unir todas as áreas para que possam trabalhar em sinergia e em rede a partir de um projeto comum, para que sejam instrumentos de Deus colocando seus dons e capacidades a serviço dos jovens mais pobres. O manual que está em fase de revisão será distribuído a todos os salesianos.

Na área de Ação Social, a senhora Angela Almeida apresentou o trabalho desenvolvido junto com a Faculdade Salesiana Dom Bosco e às obras sociais, e informou que a área de projetos sociais passa por um processo de formulação com a implantação da Rede Salesiana Brasil de Ação Social.

Pe Benedito Cunha apresentou o plano de ação da Comissão das Paróquias que entre os tópicos prioritários estão a formação permanente dos párocos, formação salesiana do Conselho Pastoral Paroquial e o trabalho de evangelização e catequese, tendo sempre como prioridade nessas ações a juventude.

A Atualização do Plano Inspetorial de Qualificação – PIQ, é um dos projetos da pauta do Pe. Isley Nascimento que coordena a Comissão Inspetorial de Formação, que está em fase de fechamento da equipe que irá compô-la. Um outro projeto a ser trabalhado no Centro Salesiano de Formação é a Elaboração dos Projetos Formativos do aspirantado e do pré-noviciado.

Além do projeto de propagar a cultura missionária despertando no jovem o desejo de ser missionário, com o incentivo dos jovens do GAM, o Plano Inspetorial de Animação Missionária realizará no segundo semestre, junto com representantes do Setor Centro Histórico da Arquidiocese, uma experiência missionária com a juventude rionegrina, sob a coordenação do delegado da CIAM Pe Reginaldo Cordeiro.

Pe. Jefferson Luis Santos informou que o Plano de ação está sendo preparado junto com os membros da Comissão Inspetorial para a Família Salesiana e que irá apresenta-lo em breve; e a professora Meire Botelho, responsável pela Comissão Inspetorial de Educação colocou que o Plano de Educação está comprometido com o atraso da composição de sua equipe que ainda se mantém indefinida.

Como Plano de Ação da Comissão Inspetorial de Comunicação existem vários projetos como a atualização do site da instituição que já encontra-se em andamento, incentivos a divulgação das obras, paróquias e missões salesianas no âmbito interno e externo, e entre outros dar continuidade a publicações como o “12+1” e a criação do Boletim das Missões que trará mensalmente notícias de São Gabriel da Cachoeira, Iauretê, Maturacá, Santa Isabel e Marauiá.

Para o Delegado da CIP essa reunião foi importante “a reunião da Comissão significa a continuação do processo de animação das várias dimensões da vida inspetorial, de forma Colegiada. A atuação da Comissão Inspetorial da Pastoral é uma das mais significativas estruturas de animação da Inspetoria prestando um serviço de assessoria ao inspetor”, finaliza P.e. Bira.​

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀