EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Retiros em preparação às Santas Missões Populares

Manicoré/AM – Nos dias 14, 15 e 16 de abril e 27, 28 e 29 de maio do corrente aconteceram em Manicoré – Am, no ginásio de esportes da escola Maria Sá Mota, o I e o II retiro em preparação dos missionários leigos que trabalharão nas Santas Missões Populares (SMP), que acontecerão do dia 17 a 27 de novembro de 2011.

As Santas Missões Populares, uma forte “sacudida pastoral”, tem como objetivo central despertar da fé dos leigos e capacitá-los para a missão como discípulos-missionários de Jesus Cristo em suas comunidades.

Este grande investimento pastoral está envolvendo as duas Paróquias de Manicoré, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora Auxiliadora. Nessa missão estão sendo envolvidas todas as comunidades de ambas as paróquias, aquelas da área urbana e as da zona rural (ribeirinhas). Apesar da distância, líderes de muitas comunidades ribeirinhas enfrentaram o sol e as chuvas e chegaram ao local dos retiros com muita alegria e disponibilidade para tomarem parte deste importante evento pastoral.

Participaram dos retiros coordenadores de comunidades, catequistas, ministros da eucaristia, ministros da palavra, coordenadores de pastorais, coordenadores grupos, etc. Os retiros contaram com a assessoria do padre Firmino Spiegel, membro da equipe nacional de promoção das SMP no I retiro e da senhora Clemilda Alves no II retiro. O tema principal do I primeiro retiro foi “sentido da nossa missão” e “a missão de Jesus”, temas que fundamentam a realização das Santas Missões Populares e nosso dinamismo missionário.

A assessora do segundo retiro deu-nos um grande testemunho vivência cristã, clareza de idéias, consciência de comprometimento eclesial e dinamismo refletindo sobre o tema “convicção”. Deveria ser mesmo uma pessoa muito convicta! O objetivo era aprofundar o perfil do missionário ao qual somos chamados a cultivar em nós olhando para os gestos, atitudes e palavras de Jesus. “Em meio a tantos desafios a Igreja precisa de discípulos-missionários de profunda mística, fiéis a Jesus, corajosos, entusiastas, criativos, dinâmicos, pacientes, sábios, empreendedores, prudentes, obedientes, capazes de trabalhar em comunhão…”, afirmou a assessora. Diversas encenações ilustraram esse maravilhoso perfil.

O III terceiro retiro está programado para os dias 05, 06 e 07 de agosto que tratará do tema Conversão. Mais de 450 missionários de cerca de 70 comunidades das duas paróquias de Manicoré estão em processo de preparação espiritual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀