EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Retiro Salesiano para jovens em Barbacena

Por Jose Leandro Vieira

A quaresma é um tempo propício para a conversão do coração. Os fiéis são convidados pela Igreja a prática do jejum, oração e penitência como forma de preparação para a solenidade que se aproxima, à Pascoa do Senhor.

Os jovens como grande parte dos fiéis também são convidados a vivenciar este tempo de recolhimento. Faz-se necessário mostrar este caminho de forma que esta experiência se torne marcante na vida de cada um deles. Neste sentido, a Comunidade Salesiana do Noviciado Sagrado Coração de Jesus de Barbacena, Minas Gerais, realizou entre os dias 05 e 07 de abril o Retiro Salesiano para Jovens com o tema: “A Espiritualidade da Semana Santa”, e tendo como lema: “Eis que faço nova todas as coisas. ”

Participaram do encontro 47 jovens, entre 15 e 33 anos, provindos de cidades que abrangem a Inspetoria de Belo Horizonte: Leopoldina, Cataguases, Barbacena, Miraí, Nossa Senhora dos Remédios, São João del Rei – estas do estado de Minas Gerais -, Campos, Niterói e Rio de Janeiro. Padre Romeu, SDB coordenador do retiro, destacou que o objetivo do encontro foi ajuda-los a fazer uma experiência e uma reflexão da espiritualidade da Semana Santa, propondo o encontro em um final de semana antes da mesma ser iniciada.

O Retiro contou com vários momentos – oração, confissão, momentos de deserto e partilha de experiências – utilizados para retratar a vida de Jesus, de modo especial, foi enfocado o mistério de sua paixão, morte e ressurreição. Para o aprofundamento bíblico-catequético da pessoa de Jesus Cristo o retiro contou com palestras ministradas pelos Salesianos Pe. Adalberto Alves, Pe. José Ricardo, Pe. Antônio Pinheiro e Pe. Dênis Dutra. Os momentos de espiritualidade e as dinâmicas utilizadas objetivaram proporcionar aos jovens a vivência daquilo que fora refletido e rezado. Por exemplo, a dinâmica da Passarela, que lembrou a entrada de Jesus em Jerusalém, ao passo que a dinâmica de Espiritualidade no campo Society, lembrou o Sofrimento na Cruz. A jovem de Niterói, Beatriz Teixeira, enfatizou a importância de sua participação, ressaltando que aprendeu muito sobre a vida, morte e ressurreição, e fazendo-a lembrar o grande significado que Jesus tem em sua vida.

Dom Bosco apontou para a Família Salesiana e para os jovens o maior bem da vida dos seres humanos, Jesus Cristo. Sua experiência de vida e sua predileção pelos jovens especialmente aos mais pobres só tinha sentido porque buscou a todo momento indicar o caminho para Jesus Cristo, o sentido de nossas vidas.

DSC_1745 DSC_1711 DSC_1362 DSC_1352 DSC_1342

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀