EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Retiro dos Crismandos 2009

Manaus/AM – Nos dias 09, 10 e 11 de outubro, o Colégio-Paróquia Dom Bosco realizou mais um retiro com os crismandos. O evento aconteceu no sítio da própria escola e contou com a participação de 76 jovens.

O tema do retiro deste ano, “Crisma: Compromisso com o Reino de Deus”, e o lema “Fica conosco Senhor, é tarde e a noite já vem”, foram embasados na proposta do ano catequético, cujo foco principal é o evangelho dos discípulos de Emaús (Lc 24, 13-35). A programação seguiu toda a trajetória da narração bíblica.

Na noite de sexta-feira, a reflexão teve como sub-tema: Itinerário – Caminhando com o mestre. Tal momento fazia alusão ao início da narração do evangelho quando os discípulos caminham para Emaús, e Jesus se aproxima para caminhar com eles. A noite encerrou-se com a celebração da luz ao redor de um grande ambiente simbólico.

No sábado pela manhã, os crismandos abordaram o sub-tema: Escrituras – Ouvindo o mestre. Este enfoque lembra quando Jesus toma a iniciativa de narrar e explicar as passagens bíblicas aos dois discípulos, a fim de que entendam o mistério da sua paixão, morte e ressurreição. A manhã deste sábado encerrou-se com uma breve leitura orante da Palavra de Deus.

A tarde do sábado teve início com a exposição do Santíssimo Sacramento. Durante a oração foi refletido o terceiro sub-tema: Eucaristia – Reconhecendo o mestre. Após a adoração houve o momento do deserto e o início da adoração permanente, ou seja, o Santíssimo foi colocado em uma tenda para ser adorado durante todo o retiro. Para que isto fosse dinamizado, os crismandos e catequistas se reversaram em uma constante adoração (incluindo a madrugada) até o final do retiro. Na noite do sábado os crismandos fizeram uma visita missionária à comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Grande Vitória. Lá eles celebraram a Eucaristia junto com a comunidade. Após o momento da comunhão, os jovens tiveram a oportunidade de ouvir do coordenador da comunidade falar sobre os desafios pastorais que povo enfrenta naquela região. A noite do sábado encerrou-se com uma oração mariana, cuja intenção foi as famílias dos crismandos.

O domingo foi um dia especial. Ao mesmo tempo que acontecia o retiro dos crismandos, também os familiares iniciaram um retiro no Colégio Dom Bosco -Zona Leste. O tema deste retiro foi o mesmo dos crismandos. No final da manhã, os pais se dirigiram para o sítio para celebrarem a eucaristia de encerramento de ambos os retiros.

Os crismando, por sua vez, acordaram no domingo com uma salva de fogos. Após a oração da manhã e o café, eles refletiram o último sub-tema: Envio – Agindo com o mestre. Tal reflexão recorda o momento em que os discípulos voltam para Jerusalém e contam aos apóstolos o que tinha acontecido no caminho para Emaús. Após a palestra, os crismandos realizaram as chamadas “oficinas das pastorais”, ou seja, cada um dirigiu-se para o grupo ou pastoral que vai fazer a experiência antes da crisma. As oficinas das pastorais eram: coroinhas, liturgia, canto, catequese, PJ e oratório.

Após a Celebração Eucarística houve um almoço festivo para os crismandos e seus familiares. Após o almoço todos tiveram um momento de confraternização com jogos e muito banho de piscina até o momento do retorno para as casas, às 17 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀