EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Retiro da Família Salesiana no CESAF

Manaus/AM – Neste sábado, dia 17 de maio, cerca de 90 pessoas pertencentes aos diversos grupos da Família Salesiana, reuniram-se no Centro Salesiano de Formação (cesaf) para seu primeiro retiro deste ano. Pe. José Benedito Castro (Pe. Bené), assessor do encontro, trabalhou o tema: O caminho de São Paulo e o caminho de Dom Bosco. Com uma dinâmica simples e profunda, onde os participantes foram provocados a refletir, a partir dos exemplos deste dois grandes santos, sua atuação na Família Salesiana.

O retiro iniciou às 08 da manhã com uma dinâmica de entrosamento usando frases de Dom Bosco e São Paulo previamente distribuídas aos participantes, seguida da invocação ao Espírito Santo conduzida pelas ex-alunas das FMA. Dando continuidade Pe. Bené fez a exposição da temática apresentando as semelhanças e lições que podemos tirar da vida destes dois grandes homens que por causa do amor a Deus e ao próximo trilharam um caminho inconfundível de seguimento ao Senhor. “Os muitos séculos que separam a vida de Dom Bosco da Vida de São Paulo exigem de nós cuidado para não fazermos uma leitura equivocada ou superficial da personalidade destes dois grandes homens. É preciso situar nossa reflexão sobre São Paulo e Dom Bosco, dentro do momento histórico-eclesial de cada um deles e, a partir daí, lermos os elementos comuns de seus caminhos, sobretudo, a forma radical como responderam o chamado do Senhor e o desejo de empregar todas as forças para torná-lo conhecido”. No cetera tolle de Dom Bosco podemos sentir a ressonância do considero tudo como lixo, a fim de ganhar Cristo (fl3,8),de São Paulo.

Após a reflexão seguiu-se o momento de deserto, onde cada participante refletiu o capítulo 13 da primeira carta aos Coríntios, procurando responder as provocações propostas durante a conferência. Os que desejaram puderam ainda receber o Sacramento da Reconciliação. Encerramos nosso retiro em torno da Eucaristia, lugar onde todos os cristãos cruzam seus caminhos com o único e Verdadeiro Caminho: Cristo Jesus.

Nosso agradecimento a todos os grupos da Família Salesiana que se fizeram presentes, não obstantes as muitas ocupações e compromisso, e fazemos votos de que para todos nós estes momentos sejam assumidos sempre como prioridade irrenunciável, pois trata-se de realizarmos a mais íntima e significativa parcela da nossa missão: sermos Família.
Viva Maria Auxiliadora, nossa Mãe e guia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀