Aconteceu no último sábado, dia 22 de setembro, no Centro Salesiano de Formação (CESAF), em Manaus, o retiro trimestral da Família Salesiana. Deste evento participaram cerca de 100 pessoas integrantes dos diversos grupos da Família Salesiana presentes na capital amazonense.
O retiro teve como tema de reflexão: a família salesiana e a sensibilidade social sendo orientado pelo Pe. Carlos Josué. A reflexão partiu da apresentação de dois documentários em DVD: as crianças do bairro Cuba um documentário sobre a sensibilidade social das FMA na periferia da cidade de San José – Costa Rica, com nove minutos de duração; o outro documentário, Mauritius, a última fronteira, foi uma apresentação da presença socialmente sensível dos Salesianos na Ilha Maurícios (África) com a duração de dezenove minutos. Ambos produzidos pela Associazione Missione Don Bosco (Turim – Itália).
Após a apresentação dos documentários missionários, que convidam a FS a refletir sobre a sua sensibilidade sócio-carismática estimulando-a a estar aberta ao reconhecimento de novas fronteiras, o assessor do retiro, conduziu a assembléia ao aprofundamento do tema em pauta.
Apoiando-se na estréia do Reitor-mor deste ano (2007) que nos convida à sermos promotores da vida disse: como família salesiana não podemos ficar inertes diante do mal que avança sobre a vida da juventude. Ao nosso redor há um dramático quadro social que nos convida a estarmos numa contínua postura de inquietude frente a violência, a drogadição, a criminalidade organizada, o vazio existencial, o suicídio, a desocupação, a exploração sexual, a prostituição…. Após a reflexão, ainda pela parte da manhã, houve trabalhos em grupos que refletiram sobre as seguintes questões:
I. O que é necessário para sermos uma presença significativa entre a juventude? Respostas: Saber ir ao encontro dos jovens; conhecer a sua realidade sócio-cultural; adquirir a capacidade de comunicação afetiva falando sobre religião, Jesus Cristo e o seu Evangelho; exercitar-se na escuta dos jovens e acompanhá-los; adaptar-se aos contextos juvenis para, a partir de dentro, propor processo de transformação; propor iniciativas a partir das necessidades concretas; zelar pela ousadia, disponibilidade, coragem; zelar pela própria formação…
II. Como construir uma consciência comunitária de solidariedade e responsabilidade social?
Respostas: mostrando nossas ações sociais: oratórios, catequese, oficinas etc; buscando maior conhecimento daquilo que o outro grupo está fazendo; trabalhando em parceria; detectando as necessidades das comunidades carentes que estão mais próximas de nós; estudando e aprofundando o carisma salesiano; elaborando projetos de ações pastorais conjuntas; zelando pelos pequenos gestos de solidariedade e fraternidade entre nós (grupos)…
III. Como desenvolver mais eficazmente entre nós uma cultura de relações gratuitas e solidárias?
Respostas: promovendo a formação conjunta; fazendo experiência de trabalhos em parceria; incentivando e organizando concretamente experiências de voluntariado; reduzindo atitudes individualistas; promovendo atitudes que revelam espírito de família e senso comunitário; evitando fechar-se nas próprias obras e ou trabalhos específicos de cada grupo; visitando ou sendo presença nas obras salesianas e ofertar ajuda…
O retiro foi concluído com a celebração da Eucaristia às 16h presidida pelo Pe. Francisco Alves (Chicão). Este evento foi promovido pela Consulta da Família Salesiana da área de Manaus.