EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Retiro da Familia Salesiana de Manaus

A Família Salesiana de Manaus reza com Dom Bosco

Mais de 140 membros dos diferentes grupos da FS estiveram no retiro do dia 27 no colégio Dom Bosco – Zona Leste. A consulta preparou tudo nos mínimos detalhes com carinho e amor a Dom Bosco.

Aos poucos foram chegando aqueles que peregrinam com a URNA de Dom Bosco. Eram muitos. Enfim, às 08h30 chegou a Urna. A alegria invadiu o nosso coração. Com cantos, aplausos e muita alegria, saudamos nosso Pai que vinha para nos ver e estar em oração conosco.

Formou-se uma procissão até a capela. Entramos cantando, sorrindo e com o coração palpitante. Ali estava as relíquias de Dom Bosco. Teríamos o privilegio de estar algumas horas em contemplação diante dele. Depois de uma breve acolhida padre Mendonça deu inicio a oração que publicamos em seguida:

ORAR COM DOM BOSCO

1. Motivação: Estamos aqui, membros da FS de Manaus, para nosso retiro espiritual. Diante de nós, Dom Bosco. Ele fascina a todos. Seu jeito simples de adolescente que brincava encima de uma corda, subia em árvores, corria para vencer os obstáculos da vida, estudava com apenas uma vela no frio e no calor, costurava, cantava, rezava, trabalha. Ele foi um homem fascinado por Deus que soube atrair outros ao pai misericordioso.
2. Canto: Profeta dos jovens…
3. Leitor 1: Dom Bosco se serviu de muitos atrativos para conquistar os jovens e adultos.
4. Leitor 2: Ele colocou no centro de sua vida a mensagem do Evangelho.
5. Leitor 1: Dom Bosco foi um Pai que abraçou os jovens e adultos e os levou a Deus.
6. TODOS: Senhor, queremos SER Dom Bosco hoje. Diante de tantas divisões, que sejamos homens e mulheres de comunhão.
7. Canto: O Senhor colocou-nos no mundo…
8. Leitor 3: Dom Bosco andou pela cidade de Turim, para buscar e encontrar meninos e jovens. Ele entrou no mundo deles. Nas praças e ruas da cidade de Manaus também estão milhares de jovens.
9. TODOS: Senhor, queremos SER Dom Bosco hoje. Diante de tantas divisões, que sejamos homens e mulheres de comunhão.
10. Canto: O Senhor colocou-nos no mundo…
11. Leitor 3: Dom Bosco andou pela cidade de Turim, para buscar e encontrar meninos e jovens. Ele entrou no mundo deles. Nas praças e ruas da cidade de Manaus também estão milhares de jovens.
12. Leitor 2: Família salesiana: estamos de fato encontrando os jovens? Nossas ações nos levam a eles? (alguns minutos de silêncio).
13. Leitor 3: Contemplemos a Urna. O silêncio de Dom Bosco que dorme o sono do justo nos fascina. Ele repousa, mas, ao mesmo tempo nos chama a seguir o longo caminho das rosas e dos espinhos cotidianos.
14. Leitor 1: Neste momento de oração somos convidados a dirigir uma prece, seja ela de agradecimento, suplica, perdão, a Deus pela mediação de Dom Bosco. As pessoas que quiserem poderão se expressar com uma oração simples na contemplação da relíquia de Dom Bosco.
15. Canto: Vocação de Dom Bosco…
16. Leitor 2: Família salesiana: estamos de fato encontrando os jovens? Nossas ações nos levam a eles? (alguns minutos de silêncio).
17. Leitor 3: Contemplemos a Urna. O silêncio de Dom Bosco que dorme o sono do justo nos fascina. Ele repousa, mas, ao mesmo tempo nos chama a seguir o longo caminho das rosas e dos espinhos cotidianos.
18. Leitor 1: Neste momento de oração somos convidados a dirigir uma prece, seja ela de agradecimento, suplica, perdão, a Deus pela mediação de Dom Bosco. As pessoas que quiserem poderão se expressar com uma oração simples na contemplação da relíquia de Dom Bosco.
19. Canto: Vocação de Dom Bosco…

Em seguida, Pe. João Sucarrats, no brincou com uma profunda reflexão sobre o sentido das relíquias e das indulgências (também iremos publicar). Na seqüência tivemos uma celebração penitencial. Padre Mendonça fez a referencia à prática de Dom Bosco de encontrar cada menino para uma boa confissão e orientação espiritual. Convidou a todos a estarem com Dom Bosco. Num encontro de reconciliação e orientação: 1. A confissão das alegrias vividas; 2. A confissão dos pecados; 3. A confissão do amor misericordioso de Deus amor. Na seqüência as pessoas procuraram os padres para a confissão pessoa.

O almoço foi festivo e como sempre cheio das boas noticias, dos encontros, dos abraços saudosos. Todos estavam felizes com aquele dia de oração. Depois ao retornar para a capela fomos orientados a uma reflexão em grupos com o objetivo de assumir um renovado compromisso a partir desta rica experiência da passagem da Urna. Os grupos apresentaram, no final da tarde seus compromissos, renovaram o empenho de fidelidade a Deus no carisma salesiano e receberam das mãos do padre Chicão, vice-inspetor, a medalha de Dom Bosco. O retiro foi um sucesso. No final padre Mendonça agradeceu pela presença e convidou a todos para a Jornada de Espiritualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀