EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Representantes alemãs conhecem trabalho na Amazônia

Manaus/AM – De 25 a 28 de agosto este na sede da Inspetoria em Manaus as senhoras Roswitha Maus e Stefanie Keienburg, representantes da Instituição Don Bosco Mondo, trata-se de uma organização dos Salesianos da Alemanha, com sede em Bonn, que tem como missão de apoio financeiro para o desenvolvimento da missão salesiana no mundo. “Don Bosco Mondo” financia projetos destinados ao atendimento de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, na área do esporte, lazer, educação profissional, promoção dos direitos humanos etc.

 Reuniao com representantes de BonnAs visitantes cumpriram uma exigente agenda: estiveram em Porto Velho, Humaitá e Manaus visitando as diversas obras sociais; participaram de reuniões com a diretoria da Inspetoria e também com colaboradores do Centro Inspetorial das obras sociais.

 A visita teve como objetivo fazer o reconhecimento das atuais necessidades das obras sócias da Inspetoria e revitalizar a consciência da seriedade na gestão dos projetos financiados. Os recursos da ONG Don Bosco no Mondo, são proveniente de doações de sujeitos diversos: pessoas físicas, famílias (heranças), empresas, associações, movimentos, governos. Disse Roswitha que “os benfeitores não querem simplesmente fazer a doação, desejam também saber para onde os recursos foram destinados? Em que os recursos foram gastos? Qual transformação social suscitou? Que documentos estão disponíveis que comprovem o investimento realizado?”

Devido às exigências dos doadores e da própria instituição captadora de recurso diante do governo alemão e da Comunidade Europeia, cada projeto financiado deve obedecer a sérios critérios institucionais desde a sua elaboração, gestão e prestação de contas.

Reuniao com representantes de BonnSegundo Roswita e Stefanie há algumas fragilidades em muitas instituições que precisam ser superadas tais como: a necessidade de elaborar o projeto de acordo com os critérios da instituição, a exigência da comunicação constante com a instituição financiadora, a documentação do processo de execução do projeto e apresentação dos resultados concretos do projeto executado.

A melhor resposta a essas fragilidades seria o amadurecimento da Secretaria de Desenvolvimento e planejamento da Inspetoria que deverá prestar um serviço mais qualificado assessorando as obras na elaboração dos projetos de acordo com as suas necessidades e critérios das instituições financiadoras.

Ao avaliarem os dias de estadia na Inspetorial disseram que “a visita foi muito importante, pois contribuiu para estabelecer contatos pessoais em vista de melhorar a colaboração”, sentiram-se bem acolhidas, perceberam as necessidades das obras e esperam que cresça cada vez mais esse relacionamento.

 Ao final da visita, no dia 28, em reunião no Centro Inspetorial, alguns colaboradores das obras sociais de Manaus presentes manifestaram seus sentimentos dizendo que foi um resgate do “elo afetivo” que estava adormecido, “é muito importante conhecermos os nossos parceiros”;  “a visita contribuiu para o fortalecimento da nossa amizade”; sentimo-nos mais responsáveis pelos serviços que prestamos”; “foi muito importante essa iniciativa da diretoria da ISMA”; “as exigências são compreensíveis e fazem parte dos atuais parâmetros da promoção humana”; “foi muito bom ouvir mais uma vez estímulos sobre a importância da transparência na gestão dos projetos socais financiados”; “fomos convidados a crescer na profissionalização na gestão dos nossos projetos sociais”; “reforçou em nós a vontade e a necessidade do trabalho em rede, em  ação conjunta”.

À senhora Roswita e Stefanie agradecemos pela generosa visita  e oramos para que nunca falte em nossas obras generosos benfeitores.

por Pe. Antônio de Assis Ribeiro,sdb

Vice-Inspetor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀