EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Repensando a Educação Indígena e Curso sobre Evangelização Inculturada

Educação Indígena

Na região do Alto Rio Negro, Município de São Gabriel da Cachoeira-AM, está havendo muitas discussões sobre a Educação indígena e Escola indígena.

Essas discussões geram diversas interpretações. Tais interpretações provocam mais confusões do que esclarecimentos.

Através deste artigo procuro refletir mais o sentido da Educação indígena a partir da educação que eu recebi dentro da minha família (Tuyuka). As idéias colocadas neste artigo querem ser apenas uma colaboração dentro do cenário atual de discussões sobre tal tema.
Não deixa de ser uma interpretação, porém sem a pretensão de ser a melhor.

A Educação indígena é viva e acompanha a casa momento da história dos povos indígenas. Neste sentido que é necessário voltar para as origens e descobrir os diversos sentidos da Educação Indígena para ele nos ensinarem a viver como indígenas, com os nossos valores e com os nossos projetos de vida nos tempos atuais.

Leia o artigo sobre a Educação Indígena.


Curso: Evangelização Inculturada


Este tema com os diversos sub-temas, já tem uma caminhada de cinco anos (2000-2005). Em 2000, realizamos as oficinas com os temas: parentesco, relacionamento entre as etnias, benzimentos, nome da pessoa e evangelização inculturada.

Nos anos de 2001-2003, trabalhamos com a Bíblia. Por isso, nos textos aparecerão algumas citações bíblicas dentro dos temas indígenas.

A partir do ano de 2004, começamos a apresentar os textos já elaborados com todos os elementos e conteúdos discutidos nos anos anteriores. Nestes estudamos e aprovamos estes dois temas: O Parentesco e o Relacionamento entre as Etnias.

Para este ano (2005) estudaremos mais três temas: Os benzimentos, O nome da pessoa e a evangelização inculturada.

Este trabalho é realizado na Paróquia São Miguel Arcanjo, Iauaretê-AM. Organizadores: Pe. Benjamim Morando, Pe. Jesus Arbella e Conselho de Pastoral Paroquial. Os autores dos conteúdos: Catequistas, Animadores e Lideranças indígenas das comunidades.

Leia o artigo sobre o Curso de Evangelização Inculturada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀