Por Observatório Diocesano de Humaitá –
Como parte da programação do eixo Juventude da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) Brasil e formação Pastoral, vem sendo realizado em várias dioceses da região amazônica fóruns para juventude com a temática “Eu e você cuidando da Amazônia e da vida do planeta”, bem como, a temática mariana “Maria, toda de Deus e tão humana” direcionada a agentes pastorais, lideranças, educadores, educando e o povo de Deus.
As formações são assessoradas pelo Irmão Marista João Gutemberg e o jovem Diego Aguiar Gomes, e iniciou na arquidiocese de Porto Velho, passando pela diocese de Humaitá e finalizará essa etapa na prelazia de Lábrea.
Na cidade de Humaitá, a formação aconteceu, ontem (4), e em dois momentos distintos. No primeiro momento, foi trabalhado com a juventude, a encíclica Laudo Si e Ecologia com o tema “Eu e você cuidando da Amazônia e da vida do planeta” visando despertar nos jovens a consciência do cuidado da casa comum na perspectiva de uma ecologia integral. Com grupos de jovens animados, bem como, a participação de Jovens Missionários da Diocese de São Carlos/SP, deram a tônica do encontro para juventude.
No segundo momento foi dedicado ao estudo sobre Mariologia com o tema “Maria, toda de Deus e tão humana” em sincronismo com a igreja do Brasil, que este ano, celebra 300 anos de achado da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba, em São Paulo.
O encontro foi motivado pelo dinamismo dos assessores que conduziram cerca de 160 pessoas com muito entusiasmo, animação e interação. No que diz respeito ao estudo de Mariologia, João Gutemberg diz se impressionar com a receptividade da temática, o que segundo ele “o povo tem sede de maior conhecimento do mistério de Maria, junto com o mistério de Cristo e da Igreja”.
A Juventude Salesiana de Humaitá participou do curso de Mariologia, que será apresentada também, no dia 7 de julho, na Prelazia de Lábrea.