EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

REPAM: Núcleo de Educação Intercultural Panamazônico

Na manhã de quinta-feira, 09 de julho, as 9h, realizou-se por meio do aplicativo Zoom, a primeira reunião do Núcleo de Educação Intercultural Bilíngue Panamazônico (REIBA). O encontro promovido pela Rede Eclesial Panamazônica (REPAM), foi coordenado pelo padre Pablo Mora, sj, Jesuíta peruano, coordenador do núcleo. Participaram religiosos, religiosas, leigas, leigos, bispos de diversos países da América Latina e da Europa.

Das Inspetorias Salesianas da Amazônia participaram o padre José Ivanildo, representando a Inspetoria São Domingos Sávio, Ir. Maria Carmelita, pela Inspetoria Laura Vicuña e Ir. Mariluce Mesquita. Esteve presente na reunião ainda a Ir. Maria Inês, presidente da CRB-Brasil.

A iniciativa que está nascendo no núcleo precisa ser discernida, para que cresça de forma harmônica e bem articulada, por isso o espaço de escuta dos agentes e organismos que trabalham com os povos indígenas no âmbito educativo na região panamazônica.

O projeto piloto do núcleo de educação pretende criar uma rede escolar com escolas primárias em comunidades indígenas na região da Amazônia. A diocese de São Gabriel da Cachoeira, na pessoa de seu bispo Edson Damian, mostrou abertura para começar a rede educacional no Brasil.

Um dos nomes recomendados pelo bispo para acompanhar este trabalho é o salesiano P. Justino Sarmento, salesiano, que acompanhou todo o processo sinodal sobre a Amazônia como perito e que atualmente trabalha na comunidade de Santa Isabel, no Rio Negro.

mat02

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀