EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Refletindo nossa ação pedagógico-pastoral

A Rede Salesiana de Escolas, nestes últimos anos, proporciona momentos de reflexão acerca da integração entre as ações pedagógicas e pastorais. O I ENCOPAS (Encontro Nacional de Coordenadores de Pastoral Escolar) abordou a questão da Ressignificação da Pastoral na RSE. Tal encontro procurou despertar os salesianos, salesianas e educadores leigos para quebrar alguns abismos existentes entre os serviços de animação pastoral e pedagógico. Na escola salesiana, toda ação é educativo-pastoral, por isso, é urgente aproximar estas duas dimensões.

Esta ressignificação torna a ação pastoral parte integrante de todo processo educativo. Tal dimensão não pode ficar presa apenas no âmbito transcendental, pois o ser humano é um todo complexo. Por isso, a pastoral escolar não pode caminhar sozinha, ou ainda, andar separada do serviço pedagógico. É preciso que ambos se complementem, organizem e pensem juntos as questões a serem propostas na escola. É de suma importância que o coordenador da pastoral participe efetivamente das reuniões da equipe pedagógica, de todas as discussões, e não apenas dos momentos em que tem que expor a programação pastoral.

Concebe-se a animação pastoral como uma ação transversal que permeia a totalidade da obra. Tal ação não pode resumir-se apenas a um setor da escola, mas sim, a uma animação pedagógico-pastoral. Pastoral não é somente fazer orações e celebrações na obra, mas uma atuação em todo processo educativo.

No oratório de Valdocco, Dom Bosco jamais viveu uma dicotomia entre o pedagógico e o pastoral. O Sistema Preventivo, fundado na razão, religião e amor, foi para ele um modo de vida, portanto, uma espiritualidade. O grande desafio nos dias hodiernos é vencer a cultura do “passar o conteúdo”, que esvazia o processo educativo, para o desenvolvimento do protagonismo do educando, principalmente do jovem, para que busque construir seu conhecimento.

Educar para o protagonismo é um grande desafio para o educador salesiano. A animação pastoral não pode resumir suas ações em fazer ou concretizar atividades. Precisamos cultivar uma mentalidade de processo, em contrapartida a uma pastoral cuja ação resume-se a eventos. Quando as iniciativas pastorais na obra começarem a fazer parte de um processo pedagógico-pastoral includente (onde o educando também participa), veremos que vai faltar espaço para os jovens, pois será grande a demanda de jovens motivados para um engajamento que dê sentido à vida. Não podemos ficar presos a eventos, tais como dia de Nossa Senhora, dia de Dom Bosco, senão a participação dos educandos terminará alí, no final da festa.

Contudo, para que exista este processo educativo-pastoral, é necessário que as ações propostas na escola sejam pautadas por um projeto, o PEPS (Projeto Educativo Pastoral Salesiano). Este projeto deve tornar-se o eixo norteador que direciona toda a comunidade educativa. E para que este processo se torne eficaz, é importante que todos sejam fiéis ao projeto, e não aos desejos de quem está na frente do processo pastoral.

Portanto, ao final de toda esta reflexão, vale dizer ainda que toda comunidade educativa é responsável pela execução do PEPS. De forma particular, tal compromisso com a educação salesiana torna a pessoa que trabalha na escola um educador-pastor. Só assim, na união destas duas dimensões é que a ação pastoral se tornará eficaz, pois além de estar fundamentada em um projeto, envolverá a participação das pessoas no processo educativo-pastoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀