Aconteceu de 13 e 15 de julho na casa Inspetorial, o Encontro de tirocinantes da Inspetoria São Domingos Sávio com a temática geral: “Refletindo a formação permanente do salesiano”.
Na abertura do encontro o padre Inspetor, Jefferson Luis refletiu com os tirocinantes o “diálogo sobre a experiência do tirocínio e o projeto pessoal de vida”. Tema que despertou a partilha de vida e o agir do salesiano na etapa do tirocínio. Pela tarde, padre Josué Nascimento, trabalhou o tema: “A exigência da formação permanente”, tirocínio “é uma etapa, mas a formação salesiana é contínua, retratando os desafios da vida religiosa. A experiência da vida salesiana, é acompanhada com o ensino das Constituições, da espiritualidade salesiana, da práxis e história da Congregação. Desse modo, a formação garante que “cada salesiano”, seja chamado a identificar-se com Cristo como o fez Dom Bosco. Foi um dos trechos destacados na reflexão.
No segundo dia padre Franciclei Borges, ecônomo inspetorial, orientou os tirocinantes sobre a administração a partir do Diretório Inspetorial, tratando dos cuidados na prestação de contas e boas práticas na economia. Concluindo o encontro padre Daniel Cunha, partilhou o tema: “Formar-se tocando as feridas da humanidade”, tema bastante instigante, onde refletiu o texto de Diego Atalino de Melo, que trata do empenho pastoral, as dificuldades e os desafios da vida religiosa atual.