(ANS – Roma) – “Estamos profundamente alegres pelo reencontro da relíquia de Dom Bosco. Agradecemos a Deus pela rápida e feliz conclusão do fato, com todos os que nos ajudaram e apoiaram nestes dias: os carabineiros de Asti, as autoridades que colaboraram e mais em geral aos milhares e milhares de pessoas que nestes dias rezaram e nos fizeram sentir a sua proximidade. Realmente, OBRIGADO”. Estas são as primeiras palavras pronunciadas pelo Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, ao anúncio do reencontro da parte das autoridades da relíquia de Dom Bosco roubada da Basílica de Castelnuovo no último dia 2 de junho.
“É uma notícia que nos enche de alegria: embora a casa de Dom Bosco esteja hoje em muitos oratórios e periferias do mundo todo, o lugar dessa relíquia é a Basílica do Colle Don Bosco, no mesmo lugar físico em que sabemos ter nascido Dom Bosco (a propriedade Biglione) e onde pode ser venerada por muitos devotos vindos do mundo todo que ainda hoje encontram inspiração na vida e no Sistema Preventivo de Dom Bosco”, concluiu o Reitor-Mor.
O P. Enrico Stasi, Inspetor dos Salesianos do Piemonte-Vale d’Aosta, assim comenta a tão feliz efeméride:
“Desejo antes de tudo expressar o mais grato e vivo agradecimento à Magistratura, ao Comando de toda a Polícia e a todos os que contribuíram para o positivo desfecho desse tão desagradável acontecimento. É um alento para os Salesianos, para a Igreja de Turim, para tantos Amigos de Dom Bosco espalhados por todo o mundo, os quais mostraram tão copiosamente, nesta conjuntura, a sua proximidade.
A ocasião da restituição e do retorno da Relíquia à sua originária colocação será para todos nós e para os Fiéis mais um sinal de benevolência e de bênção de Dom Bosco, relativamente àqueles que continuam a manter vivo o Seu espírito no mundo”.
Expressa-se um mui especial agradecimento ao Comandante da ‘Legione Carabinieri Piemonte e Valle d’Aosta’, General de Divisão Mariano Mossa; ao Comandante Provincial de Ásti, Tenente Coronel Bernardino Vagnoni; e ao Comandante da Companhia de Villanova d’Asti, Capitão Gianfranco Pino.