EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Rede Salesiana promove VII ENRESAS

Brasíia/DF – “A identidade e a significatividade da presença salesiana nos espaços sociais” foi o tema do VII Encontro Nacional da Rede Salesiana de Ação Social que aconteceu em Brasília de 28 a 30 de Junho de 2013. O evento teve como objetivos: contribuir para consolidar da Rede Salesiana de Ação Social (RESAS); oferecer formação continuada aos gestores das unidades da Rede; avaliar e projetar a caminhada das obras sociais salesianas.

Trabalhos em grupo VII ENRESASParticiparam do encontro cerca de 90 pessoas entre salesianos, pedagogos, assistentes sociais, administradores, animadores de pastorais e três irmãs salesianas (FMA). Diversas atividades formam desenvolvidas ao longo do encontro tais como: avaliação do processo de formação dos educadores das unidades sociais, socialização de experiências socioeducativas, sugestões de proposta para elaboração de um marco referencial para o projeto educativo pastoral das Unidades Sociais.

Os principais temas refletidos foram os seguintes: a Pedagogia da Bondade, Exigências legais atuais e certificações, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, a Gestão e sustentabilidade, e a importância da padronização dos Sites das Unidades Sociais. Alguns temas abordados:

  • A pedagogia da bondade;
  • A postura salesiana diante de novas exigências legais;
  • Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento;
  • Gestão, Significatividade e Sustentabilidade;
  • Padronização dos Sites das Unidades Sociais

Os coordenadores e representantes inspetoriais nos pronunciamentos conclusivos manifestaram-me contentes e otimistas em relação aos frutos do Encontro. A consolidação da Rede Salesiana de Ação Social é consequência de um processo de sinergia conjunta; por isso os eventos nacionais são estratégias metodológicas muito importantes para partilha, estudo, revisão e programação das ações da Rede.

A Inspetoria São Domingos Sávio (Manaus) esteve bem representada com um grupo de nove educadores: dois salesianos e sete leigos. Ao final do evento ouve também a ocasião de encontros por inspetorias, nos quais cada grupo, além de fazer a revisão dos conteúdos do encontro, assumiu o compromisso de repasse da experiência para os demais educadores locais que não participaram.

Nas bases muitos compromissos cotidianos devem ser levados a sérios como a qualidade de gestão do cotidiano, a manutenção da formação salesiana, a sensibilidade para com as demandas da sociedade… quando bem fazemos tudo, estamos diretamente contribuindo para a Significatividade, Visibilidade e consolidação da Identidade da Rede de Ação Social Salesiana.

Pe. Antônio de Assis Ribeiro (Pe. Bira)

Vice-Inspetor – Manaus

1 comentário em “Rede Salesiana promove VII ENRESAS”

  1. Muito feliz pela presença de leigos que fazem a diferença em nossas Obras, seu Manoel Messias, Francisco Tote e Celso de Ji Parana. Forte abraço amigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀