EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Rede Salesiana promove VII ENRESAS

Brasíia/DF – “A identidade e a significatividade da presença salesiana nos espaços sociais” foi o tema do VII Encontro Nacional da Rede Salesiana de Ação Social que aconteceu em Brasília de 28 a 30 de Junho de 2013. O evento teve como objetivos: contribuir para consolidar da Rede Salesiana de Ação Social (RESAS); oferecer formação continuada aos gestores das unidades da Rede; avaliar e projetar a caminhada das obras sociais salesianas.

Trabalhos em grupo VII ENRESASParticiparam do encontro cerca de 90 pessoas entre salesianos, pedagogos, assistentes sociais, administradores, animadores de pastorais e três irmãs salesianas (FMA). Diversas atividades formam desenvolvidas ao longo do encontro tais como: avaliação do processo de formação dos educadores das unidades sociais, socialização de experiências socioeducativas, sugestões de proposta para elaboração de um marco referencial para o projeto educativo pastoral das Unidades Sociais.

Os principais temas refletidos foram os seguintes: a Pedagogia da Bondade, Exigências legais atuais e certificações, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, a Gestão e sustentabilidade, e a importância da padronização dos Sites das Unidades Sociais. Alguns temas abordados:

  • A pedagogia da bondade;
  • A postura salesiana diante de novas exigências legais;
  • Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento;
  • Gestão, Significatividade e Sustentabilidade;
  • Padronização dos Sites das Unidades Sociais

Os coordenadores e representantes inspetoriais nos pronunciamentos conclusivos manifestaram-me contentes e otimistas em relação aos frutos do Encontro. A consolidação da Rede Salesiana de Ação Social é consequência de um processo de sinergia conjunta; por isso os eventos nacionais são estratégias metodológicas muito importantes para partilha, estudo, revisão e programação das ações da Rede.

A Inspetoria São Domingos Sávio (Manaus) esteve bem representada com um grupo de nove educadores: dois salesianos e sete leigos. Ao final do evento ouve também a ocasião de encontros por inspetorias, nos quais cada grupo, além de fazer a revisão dos conteúdos do encontro, assumiu o compromisso de repasse da experiência para os demais educadores locais que não participaram.

Nas bases muitos compromissos cotidianos devem ser levados a sérios como a qualidade de gestão do cotidiano, a manutenção da formação salesiana, a sensibilidade para com as demandas da sociedade… quando bem fazemos tudo, estamos diretamente contribuindo para a Significatividade, Visibilidade e consolidação da Identidade da Rede de Ação Social Salesiana.

Pe. Antônio de Assis Ribeiro (Pe. Bira)

Vice-Inspetor – Manaus

1 comentário em “Rede Salesiana promove VII ENRESAS”

  1. Muito feliz pela presença de leigos que fazem a diferença em nossas Obras, seu Manoel Messias, Francisco Tote e Celso de Ji Parana. Forte abraço amigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀