Brasília/DF – Nos dias 17 e 18 de abril, foi realizado o primeiro Encontro Nacional de Coordenadores de Pastoral Escolar da Rede Salesiana de Escolas. Cerca de 150 pessoas estiveram refletindo sobre a Ressignificação da Pastoral Escolar da Rede Salesiana de Escolas – RSE.
Na manhã do primeiro dia, o Prof. Dr. Antonio Boeing falou sobre o papel do Coordenador de pastoral na RSE – Desafios e oportunidades em tempos de mudança de época. Partindo de uma análise das mudanças que a sociedade sofre na atualidade, Prof. Boeing pontuou as possibilidades que a Comunidade Educativo-Pastoral dispõe para servir de referência no processo formativo, bem como, acentuou a importância do princípio aprender a crer/transcender para formação integral do ser humano. No final destacou alguns pressupostos que caracterizam a Pastoral e o papel do coordenador de pastoral diante dessa missão.
Após o intervalo, Pe. Marcos Sandrini abordou a Ressignificação da pastoral escolar a partir do carisma e da missão das FMA e SDB. Para Pe. Sandrini, a Rede Salesiana de Escolas tem sua razão de ser no carisma da educação salesiana, voltada para a formação do “bom cristão e do honesto cidadão”. A ressignificação da pastoral escolar deve ser permeada por um projeto educativo pastoral que esteja de acordo com o espírito da educação salesiana. O sistema preventivo é um caminho eficaz porque promove o ser humano em todas as suas dimensões. A pastoral será significativa se contribuir para a efetivação da riqueza do carisma e do processo educacional salesiano.
Na parte da tarde, três oficinas retomaram o tema da ressignificação da pastoral escolar nas diversas áreas do conhecimento. Os palestrantes procuraram expor aspectos do material didático da RSE que apontam para uma integração com o Projeto Educativo Pastoral. Os trabalhos do primeiro dia terminaram com uma celebração eucarística presidida pelo Pe. José Raimundo Neri.
No segundo dia do encontro, após a oração da manhã, os participantes voltaram a se reunir em oficinas para darem continuidade à interlocução com os autores e coordenadores de área.
Após o intervalo, houve um breve encontro dos participantes em nível de pólo. Da região norte estavam presentes 18 pessoas dentre leigos e religiosos(as) salesianos(as). Na reunião foi feita uma partilha das ações pastorais e das perspectivas para a formação continuada dos coordenadores de pastoral Escolar da RSE. Em seguida houve a socialização das reflexões pelos grupos onde cada um apresentou três pontos que o pólo julga ser importante para o setor de pastoral.
A última parte do encontro foi desenvolvida pelos membros da equipe organizadora do evento ressaltando que os temas abordado devem ser continuado nos pólos.