EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Rede Salesiana de Escolas promove encontro de Gestores

Lideranças, gestores e animadores dos seis polos da Rede Salesiana de Escolas (RSE) estiveram reunidos no Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília – DF, entre os dias 27 e 29 de setembro, para o IX ENCOPOLOS. Os participantes avaliaram a execução do planejamento de 2012 e, com entusiasmo, projetaram as ações para 2013.

Embalados pelos novos desafios, os trinta participantes do evento reafirmaram sua crença na missão educativa salesiana e no projeto educativo pastoral que concretiza essa missão. “O tom deste encontro foi a determinação estratégica de avançar. Nesse sentido, os novos projetos aprovados visam apoiar a qualificação educativa/pastoral da ação educacional nas comunidades salesianas”, afirmou o Padre Nivaldo Luiz Pessinatti, que, em conjunto com a Irmã Ivanette Duncan de Miranda, compõe a Diretoria Executiva da RSE.

Avaliação e projetos A tarde de 27 de setembro e a manhã do dia 28 foram dedicadas à partilha do que foi realizado nos polos em 2011 e 2012, com ênfase nos desafios encontrados e nos acertos conquistados em cada região do País. Para isso, os seis polos da Rede (com sedes em Manaus, Recife, Campo Grande, Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre) apresentaram relatórios previamente preparados. A segunda parte do encontro foi dedicada à apresentação dos planos de ação dos polos para 2013 e à sua discussão conjunta. A organização e a importância do encontro foram elogiadas pelos participantes, como a gestora do Polo BH, Rita Jellinek: “A iniciativa do ENCPOLOS é extremamente elucidativa e coerente com as propostas de rede.

A organização proposta é estratégica do ponto de vista da partilha das ações que vimos empreendendo e da discussão dos projetos em andamento. Gerenciar animando e animar gerenciando é a nossa tônica e dentro deste preceito, compartilhar opiniões, olhares e definições com todos os gestores, animadores, secretárias e diretoria executiva da RSE é um alinhamento fundamental para nossa jornada”, afirmou. Tiveram destaque nas discussões a implementação do projeto de formação continuada e o aproveitamento pleno dos relatórios de avaliação institucional e de gestão educacional, que foram revisitados à luz da construção do Material Didático Digital – MDD. “Para realizar essa tarefa, os participantes re-projetaram os principais serviços oferecidos às escolas salesianas do Brasil, na perspectiva de realizar um projeto educativo pastoral significativo”, ressaltou Pe. Pessinatti.

O planejamento incluiu entre os tópicos o plano de formação, a avaliação institucional, a comunicação e a gestão educacional. Ao final do Encontro, os polos tiveram espaço ainda para reuniões em separado, nas quais foram definidos os encaminhamentos específicos e o calendário de reuniões internas. A Rede Salesiana de Escolas A educação salesiana está presente no Brasil há mais de 120 anos e se caracteriza por uma pedagogia baseada no amor, na ciência e na espiritualidade. Em 2001, começou a se concretizar a proposta de uma rede de ensino que pudesse unir as mais de cem escolas que compartilhavam dessa concepção pedagógica-pastoral em torno de um projeto conjunto e inovador. Hoje, passados mais de dez anos, a Rede Salesiana de Escolas (RSE) congrega cerca 5 mil educadores e 90 mil alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, em 114 instituições de ensino.

Está presente de norte a sul do País, nos estados do Amazonas, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. A RSE possui material didático próprio, elaborado de acordo com seus princípios educacionais. Mais do que um sistema de ensino, entretanto, o que se destaca na RSE é um projeto pedagógico-pastoral que funciona realmente em Rede e que envolve todas as escolas com o objetivo de formar cidadãos capazes de compreender criticamente a sociedade em que vivem e de agir sobre ela. Ana Cosenza Assessora de Imprensa – RSE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀