EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Rede Salesiana de Ação Social realiza VI encontro nacional

Brasília/DF – Com o tema “Ressignificação e consolidação da Rede Salesiana de Ação Social”, foi realizado nos dias 6 a 8 de julho, em Brasília, DF, o VI Encontro Nacional da Rede Salesiana de Ação Social (VI ENRESAS). O evento foi voltado para diretores e gestores das 81 obras sociais mantidas pelos Salesianos de Dom Bosco (SDB) no Brasil e equipes das Comissões Inspetoriais de Ação Social. Estiveram presentes 115 representantes das obras sociais e participaram também, como convidados, inspetores, ecônomos e delegados de Pastoral Juvenil das seis inspetorias SDB.

“Este VI ENRESAS refletiu a maturidade e o crescimento da consciência do trabalho em rede por parte das obras sociais salesianas”, afirmou o Diretor Executivo da Rede Salesiana de Ação Social, Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti. Segundo ele, um dos pontos altos do evento foi a realização das oficinas de trabalho, nas quais foi possível aprofundar o entendimento sobre as temáticas e alinhavar ações concretas para o próximo período.

A programação do evento incluiu palestras, troca de experiências e oficinas de trabalhos em grupo. Em três dias de trabalhos intensos, os participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre temáticas importantes e de apontar os caminhos para a consolidação da RESAS no país.

Entre os assuntos das palestras, destacamos: “A preventividade e as obras sociais salesianas na realidade atual”, com Pe. Agnaldo Soares de Lima (CISBRASIL); e “O bicentenário de Dom Bosco e as obras sociais”, com Pe. Tiago Figueiró (Inspetoria de Campo Grande). Também foram apresentados novos projetos e possibilidades para as obras sociais, como o Portal Futurum – Diálogos de Formação; Techsoup – programa de doação de softwares (Microsoft-ATN); e Largada para o Futuro – Cidadania II (material didático).

Nas oficinas de trabalho, os participantes aprofundaram os temas: Identidade Salesiana, Profissionalização e Escritório de Planejamento e Desenvolvimento de Projetos – EPD. 

Entre os encaminhamentos que resultaram dos debates, está o realinhamento do Planejamento Estratégico da RESAS para enfrentar os desafios dos dias atuais, o que inclui novos modelos de gestão, ações transformadoras e aprofundamento das parcerias com o governo nos âmbitos local, estadual e federal.

Escritórios de Planejamento e Desenvolvimento (EPD)

Na véspera do ENRESAS, 5 de julho, foi realizada a primeira reunião com os ecônomos inspetoriais, coordenadores de ação social e gestores de Escritórios de Planejamento e Desenvolvimento de Projetos (EPD) das seis inspetorias dos Salesianos. O encontro contou com a presença do Pe. Diego Vanzetta, Inspetor do Nordeste e Referente de Ação Social do Brasil; do Pe. Nilson Santos, Presidente da CISBRASILe Inspetor de Belo Horizonte, e do Pe. Orestes Fistarol, Inspetor de Porto Alegre.

A reunião apresentou a realidade dos escritórios já existentes ou em implementação nas inspetorias, os desafios enfrentados nas realidades locais e as soluções encontradas em cada região. A explanação das particularidades em cada contexto ofereceu novas possibilidades de trabalho a serem incorporadas nos demais escritórios. Como fechamento, foi feita a leitura do encontro internacional realizado na Índia, em 2011, que ofereceu orientações à Congregação em relação à organização e desenvolvimento das obras sociais.

O que é a RESAS?

A Rede Salesiana de Ação Social (RESAS) engloba as 81 obras sociais mantidas pela Congregação dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) no Brasil. Nessas entidades são atendidas mais de 75.900 pessoas, a maioria crianças, adolescentes e jovens em situação de risco social.

Os projetos da RESAS em todo o território nacional incluem desde ações de apoio educacional, como a oferta de cursos profissionalizantes, acompanhamento escolar e atividades esportivas, de lazer e culturais; até atendimentos complexos, como o acompanhamento de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀