EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Quinquênio: reflexão e partilha

Participam do encontro para padres novos Pe. José Jacinto, Pe. Daniel Cunha, Pe. Lázaro Santos, Pe. Sinval Marques, Pe. Reginaldo Cordeiro e Pe. José Francisco da Inspetoria São Domingos Sávio.

Belo Horizonte/MG – Reunidos na casa de Retiros São José dos Redentoristas acontece na capital mineira o encontro para salesianos presbíteros e coadjutores intitulado “Quinquênio”. O encontro é destinado para jovens salesianos de até cinco anos de ordenação presbiteral ou votos perpétuos. São trinta e quatros participantes das seis inspetorias do Brasil e dentre estes, seis da Inspetoria São Domingos Sávio (Padres: Sinval, Daniel, Jacinto, Lázaro, Reginaldo e José Francisco).

No primeiro dia (4) foi dedicado a espiritualidade cujo animador foi o padre Antonio Lisboa que abordou o tema da conversão sob o enfoque da identidade salesiana  tendo como base a carta do Reitor Mor em preparação ao CG 27.

Duas imagens bíblicas chaves deste dia de espiritualidade utilizadas pelo pregador foram  a parábola do Filho  pródigo e do Bom Pastor.

Ao fim do dia os irmãos da Inspetoria de Belo Horizonte e de Manaus partilharam na boa noite a caminhada das inspetorias através de vídeos e apresentações.

O segundo dia de encontro (5) começou com a oração matinal elaborada pelos membros da Inspetoria de Manaus a partir do tema da Fidelidade e da Escuta da Palavra de Deus de forma dinâmica e criativa onde envolveu a todos no ato celebrativo e reforçou a constância da oração e da fidelidade a videira que é Jesus.

Para a reflexão do segundo dia o psicanalista doutor William Cesar Castilho da PUC/Minas fez abordagens da condição existencial humana a partir da figura de Maria e confrontou temas ligado ao momento histórico da Igreja, problemas relativos a vida vocacional e identificação com personagens midiáticos do âmbito eclesial. O decorrer do dia foi intercalado por partilhas, reflexões e observações da condição da vida religiosa atual.

Ao fim do dia se assistiu ao filme “Os inconscientes” abordando alguns temas de conflito de personalidades e transposição de personagens.

A noite partilhou a boa noite com vídeo institucional as Inspetorias de Campo Grande e Recife.

O encontro continua até a próxima sexta-feira (8).

por Pe. José Francisco Ribeiro de Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀