EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

QUINQUÊNIO: JOVENS SACERDOTES E IRMÃOS SALESIANOS EM FORMAÇÃO

Por Comunicação Inspetoria São Domingos Sávio –

A Inspetoria São Domingos Sávio, em Manaus, realiza de 24 a 28 o Encontro Nacional do Quinquênio, que reúne sacerdotes e irmãos salesianos que estão dentro do período de cinco anos de profissão religiosa perpétua, com o objetivo de enriquecer o projeto pessoal de vida e a prática pastoral, buscando sempre uma síntese vital da vocação salesiana, num clima de convivência, partilha, oração e fraternidade.

Com as Boas Vindas, o inspetor padre Francisco Alves de Lima, abriu o primeiro dia do evento, dando espaço logo em seguida para que o bispo emérito de São Gabriel da Cachoeira, Dom Walter Ivan de Azevedo, contasse um pouco da sua história de vida como missionário na Amazônia, aos presentes incentivando-os a prosseguir com bastante entusiasmo.

O segundo dia foi marcado pela visita aos arredores de Manaus para vivenciar um pouco da realidade. Os Salesianos visitaram a comunidade ribeirinha do Janauari, composta pela etnia Dessana, que fica situada na praia do Tupé, localizada a 34km de Manaus com seu acesso é apenas por barco, em seguida conheceram um dos pontos turísticos mais famosos na Amazônia, o Encontro das águas e puderam degustar de comidas regionais em um flutuante no meio da floresta amazônica.

“A Contemporaneidade com seus desafios morais e oportunidades pastorais” foi o tema da manhã de formação ministrada pelo delegado para a Pastoral Juvenil e Vocacional, padre Antonio de Assis Ribeiro (P Bira), que trabalhou questões sobre os ‘sinais dos tempos’ levando os salesianos a refletirem sobre os desafios da atualidade. O padre Bira solicitou aos participantes que citassem os evidentes sinais da presença de Deus que estão presentes no mundo contemporâneo que precisam ser acolhidos; falando sobre a indiferença religiosa na sociedade atual, sobretudo no meio juvenil, estimulou os participantes ao aprofundamennto do fenômeno da “desertificação espiritual” em nossa sociedade.

Alguns dos mais sérios desafios apresentados pelos jovens salesianos nos trabalhos de grupo, foi a questão do distanciamento mental e cultural do mundo juvenil. para superar essa realidade é preciso o cultivo de aproximação com empatia, diálogo, discernimento.

Padre Bira os alertou sobre a necessidade de se fazerem ativos, animados, que não se deixassem atrofiar “Para manter-se vivo na missão é necessário estar em constante sintonia com o mundo salesiano, não podem ficar ‘esclerosados’ [no sentido de atrofiar os aprendizados e não querer prosseguir na missão] perdendo a sensibilidade e dando passagem ao envelhecimento precoce”, disse incentivando-os a manter o espírito salesiano vivo e alegre diante dos DESAFIOS missão por eles escolhida.

No segundo momento do encontro, padre Bira deu continuidade À formação com o tema “A Era Contemporânea e seus Desafios Pastorais” onde ressaltou a necessidade dos jovens salesianos se encarnarem na cultura atual para conseguirem evangelizar: “Hoje tudo gira em volta do prazer, por isso têm-se que descer À realidade cultural, tem que estar próximo a cultura, se não forem inculturados não conseguirão entender a realidade e, consequentemente, não conseguirão evangelizar”, AFIRMOU incentivando-os a se envolverem com a atual realidade dos jovens rica de desafios.

“A cada geração tudo muda, e essas mudanças geram crises, geram confusões, mas se não houver mudanças não há modernização e as ideias dentro da Congregação ficam arcaicas” explicou padre Bira diante da necessidade de ressignificar atitudes em vista de um trabalho mais sintonizado com mundo juvenil.

Padre bira solicitou também que os salesianos cultivem uma atitude de mais serenidade e otimismo diante dos problemas e das crises institucionais. “Estamos na era da liquidez. o mundo líquido é a cultura da maleabilidade, da flexibilidade onde nada parece ter forma rígida, definida, permanente como líquido que assume qualquer forma. Hoje esquemas pastorais frios e rígidos não são bem-vindos, mas nem, por isso, devemos abandonar nossos princípios fundamentais”.

Ao final do dia após celebração eucarística, os 46 salesianos, sendo 39 padres e sete coadjutores, provenientes das seis inspetorias no Brasil, tiveram a oportunidade de fazerem um tour pela cidade de Manaus, indo conhecer a área reservada ao lazer noturno na praia da Ponta Negra.

WhatsApp Image 2017-04-26 at 23.33.05 (1) WhatsApp Image 2017-04-26 at 23.33.05 (4) WhatsApp Image 2017-04-26 at 23.33.05 (6) WhatsApp Image 2017-04-26 at 23.33.05 (7) WhatsApp Image 2017-04-26 at 23.33.05 (8) WhatsApp Image 2017-04-26 at 23.33.05 (9) WhatsApp Image 2017-04-26 at 23.33.05 (10) WhatsApp Image 2017-04-26 at 23.33.05

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

TORNEIO DE AMIZADES

Desde a origem na obra salesiana Dom Bosco, falou e promoveu sobre a importância de cultivar as boas amizades. E afirmou a sua famosa frase:

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀