EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Quando acreditamos, é possível!

Dependendo da visão e do contexto cultural no qual o indivíduo está inserido. Para alguns são apenas vagas lembranças após uma boa noite de descanso, para outros um sinal, uma causa, um projeto…

Aos nove anos Dom Bosco teve um sonho que marcou sua vida e a de milhões de jovens para sempre em todo mundo: iniciou um vasto movimento de pessoas a serviço da promoção da Salvação da juventude… Nelson Mandela, advogado e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999, sonhava com uma sociedade, onde negros e brancos, poderiam viver em total harmonia… Lula, um ex-sindicalista, ex-metalúrgico, acreditava que um dia iria comandar o Brasil e melhorar a qualidade de vida do seu povo e o fez durante os anos de 2003 a 2011… Nós peregrinos de Manicoré acreditávamos que poderíamos apresentar nossa cultura, nossa Igreja e nosso jeito de ser na Europa na Jornada Mundial da Juventude 2011… também esse sonho tornou-se realidade!

Grande parte das notícias divulgadas pelos meios de comunicação em nosso município é marcada pela atenção a fatos negativos, mas temos certeza de que isso não nos agrada e não é essa face que gostaríamos de mostrar, pois temos exemplos de bons projetos e iniciativas lideradas por nossa Igreja que deveriam também ser noticiados! Desta vez, estamos aqui para divulgar a participação de 23 manicoreenses que estarão na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Madrid. um fato histórico de ousadia, considerando que alguns não conheciam nem mesmo Manaus, a capital do Estado!

Como diria Dom Bosco “Eu não disse que seria fácil, mas que valeria a pena”. Não pensem que foi fácil, ou que alguns receberam agrados: foram 15 meses de trabalho, todos sem exceção, tiveram que dedicar dezenas de horas para esse projeto: planejamento,estudo em grupo, oração, ensaios… na captação de recursos, vendendo rifas, galetos, bingos, churrasquinho, padrinhos, mini-pizzas… Muitas foram as estratégias de captação de recursos e isso nos mostrou que quando sonhamos planejando o que queremos, nos dedicando e principalmente quando colocamos nossa confiança em Deus Pai todo-poderoso, tudo é possível!

Esperamos que com este “ato” possamos mostrar a capacidade de construir uma sociedade mais justa, uma igreja mais forte, uma família mais feliz e um município repleto de pessoas que sonham com dias melhores longe das ideologias e dos medos que os escravizam.

Sabemos que nada disso seria possível se não fosse a colaboração generosa de todos os manicoreenses que cooperaram com esse projeto; queremos aqui, publicamente, agradecer e parabenizar a todas as pessoas, comerciantes, empresários, funcionários e agentes públicos que nos ajudaram diretamente com suas doações, apadrinhamento e, principalmente com a compra de cartelas de bingo; e olha que não foram poucas, foram mais de 15 mil unidades!

Agradecemos também aos coordenadores salesianos dessa experiência: ao padre Antônio de Assis Ribeiro (Pe. Bira – Manicoré), padre Alberto Rypel Ji-Paraná), padre Cânio Grimaldi (FSDB) e ao padre Francisco Lima
(Pe.Chicão) pela articulação geral e contínua comunicação. A eles nossos sinceros agradecimentos! Tudo isso é zelo pela educação!

Em fim, nosso município está em festa, pois Manicoré será representado pelos 23 peregrinos em Madrid na Jornada Mundial da Juventude e mostrará, através da música, da dança e do artesanato nossa cara e espírito caboclo dizendo para o Amazonas, para o Brasil e para o Mundo, que nós não somos inferiores a nenhuma cultura, a nenhum povo, só precisamos mesmo é de oportunidade para nos educarmos, ampliar nossa visão de mundo e mudar nossa história.

Com grande gratidão, os peregrinos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀