Realiza-se de 09 a 17 de agosto de 2005, em Indaiatuba, Itaici (SP), a 43ª Assembléia Geral da CNBB, com o tema Evangelização e Profetismo: novos desafios para a missão da Igreja. Seguem alguns momentos do evento:
Abertura – Dia 9, às 8h – celebração de abertura, palavras de saudação do núncio apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri; do arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini; do prefeito de Indaiatuba, José Onério da Silva; do responsável pela casa de Itaici, padre Romanelli.
Celebração especial – No dia 15, às 17h, a Assembléia faz a abertura da comemoração dos 50 anos da Cáritas Brasileira. A Cáritas Brasileira faz parte da Rede Caritas Internationalis, rede da Igreja Católica de atuação social composta por 162 organizações presentes em 200 países e territórios, com sede em Roma. Organismo da CNBB, foi criada em 12 de novembro de 1956 e é reconhecida como de utilidade pública federal. Atua com diversas cores e sotaques, com uma mística e um trabalho ecumênicos. Seus agentes trabalham junto aos excluídos e excluídas, muitas vezes em parceria com outras instituições e movimentos sociais. Atualmente, a Cáritas Brasileira tem quatro linhas de ação, presente em nove regionais. Mais informações: http://www.caritasbrasileira.org/
Celebração ecumênica – No dia 15 de agosto, às 18h, realiza-se a Celebração Ecumênica no Auditório Rainha dos Apóstolos.
Retiro – Os bispos em Assembléia fazem retiro, no dia 13, sábado, orientados pelo arcebispo emérito de Belo Horizonte, cardeal Serafim de Araújo Fernandes. O tema, a Eucaristia.
Outros assuntos – Eleição de quatro delegados e dois suplentes para o Sínodo dos Bispos, em outubro de 2005.
Momentos de reflexão
– Análise de conjuntura político-econômica-social
– Pesquisa sobre o trânsito religioso
– Mapas da filiação religiosa
– Vida e ministério dos presbíteros – 2º Congresso Vocacional
E os demais momentos de oração na 43ª Assembléia Geral da CNBB – Missa com Laudes, às 7h30, nos dias 10,11, 12,14,15,16 e 17.
Entrevistas coletivas – Dias 9, 10,11,12, 15,16, entrevistas coletivas, às 14h30. Dia 17, no encerramento da Assembléia, às 12h.
Painel sobre Igreja e comunicação – Dia 10, às 20h30, com a participação da Rádio Vaticano, Rede Católica de Rádio e TVs de Inspiração cristã.
Sessão cultural – Dia 11, quinta-feira, à noite, momento cultural com a apresentação da compositora Irmã Míria Kolling e do cantor Sílvio Brito.