EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Páscoa com valorização da Cultura Indígena

Iauaretê/AM – À tarde do Domingo de Páscoa foi diferente em Iauaretê, como o dia do índio não foi comemorado, pois esse ano caiu na semana santa. O Oratório organizou junto com as nove comunidades que fazem parte da Paróquia de Iauaretê, um grande Evento Cultural Indígena, para comemorar o dia do Índio e a Ressurreição do Senhor. A tarde foi repleta de atividades que mexeram com o distrito. O evento foi dividido em quatro partes: Oração Inicial, Concurso de Dança do Cariçu, Disputa de Arco e flecha e Variedades de Comidas e bebidas típicas da região.

No início a comunidade de Santa Maria fez uma celebração da palavra em língua tucana. A palavra de Deus foi trazida por duas crianças e lida pelo líder da comunidade. Depois da celebração o P. Nilson deu as boas vindas a todas as comunidades, dizendo que era o momento de celebrar juntos, a Páscoa do Senhor. Em seguida cada comunidade apresentou uma dança indígena chamada; Dança do Cariçu. As comunidades capricharam nos enfeites, nos passos e na alegria. Tudo isso aos olhos atentos dos jurados: P. Genaro Tesauro, O Voluntário José e a jovem antropóloga Janete. No meio da tarde aconteceu a disputa de Arco e Flecha. Um jovem de cada comunidade, com sua flecha, tiveram três chances de acertar um alvo que estava a vinte metros de distancia. Todos foram muito bem, mostrando que as habilidades do povo indígena continuam vivas na cultura atual. As comidas e bebidas típicas trazidas pelas comunidades foi um momento à parte, mais cem tipos tudo da região. Quem gostou muito desse momento foi o padre Genaro que pode ver a grande variedade de alimentos da região. No final da festa foi feito uma partilha. Todas as comunidades provaram um pouco de cada coisa.

Cremos que com esse evento cumprimos um grande serviço a todo o povo de Iauaretê de valorizar e preservar a cultura indígena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀