EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Pós-noviço Franciclei defende monografia

Manaus/AM – Na quinta-feira, dia 17 de junho, o pós-noviço Franciclei Borges defendeu sua monografia “O Prazer Ético de Epicuro como proposta para a Contemporaneidade Líquida” na Faculdade Salesiana Dom Bosco, em Manaus. O trabalho foi orientado pelo Prof. Márcio André Araújo de Oliveira, Mestre em Sociologia e professor da FSDB, e na banca de examinadores estavam presentes o Prof. Raimundo Teixeira Barradas, Doutor em Educação e o Prof. Arthur Freitas Hidalgo, especialista em Filosofia.

Por volta de outubro do ano passado teve inicio a composição do trabalho com a entrega do projeto. O interesse pelo tema, segundo Franciclei, “surgiu a partir de um artigo sobre o Prazer Antropológico, que me despertou o interesse em aprofundar o termo ‘Prazer’ afastando dele a conotação sexual, a qual é associado com freqüência”, acrescenta ainda, “o próprio Epicuro foi taxado de Hedonista, porém o Jardim para ele não era o lugar das orgias como era costume associar, e sim o lugar do trabalho, da amizade, da frugalidade, da construção coletiva do conhecimento, através da relação discípulo-mestre”.

O texto está divido em três capítulos que perpassam desde a definição do termo ‘prazer’, concepções de outros filósofos, até a própria filosofia de Epicuro, a relação entre o Jardim e a Ética e a proposta de Epicuro para a pós-modernidade, com base no diagnóstico de Bauman a respeito da situação pós-moderna.

A proposta de Epicuro pode nos ajudar a enfrentar a visão de vida da chamada sociedade líquida, aquela que propõe relacionamentos sem compromisso, a busca do prazer em dinamismo essencialmente individualista, a vida afogada em experiências que desfrutam a vida dos outros, o conhecimento como fruto de uma busca exclusivamente pessoal.

A filosofia de Epicuro nos oferece também uma vida prazerosa, mas com compromisso de amizade sólida, de prazer fruto de uma vida equilibrada e ativa, da construção coletiva do saber, de uma vida sóbria e essencial. Um prazer ético, prazer com responsabilidade social e equilíbrio pessoal, diante do prazer individualista, consumista e egoísta. “A elaboração da monografia pretende também compreender o poder de escolha do ser humano”, conclui.

A banca de examinadores aprovou a monografia de Franciclei atribuindo a pontuação de 9,5. Com isso concluiu seu curso de Filosofia e segue para a etapa formativa do tirocínio.

E assim caminhamos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀