EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Projeto Farmácia Verde

Manicoré/AM – A Campanha da Fraternidade Ano 2012 com o tema “Fraternidade e Saúde Pública” e lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”, nos convida a reavivarmos o nosso compromisso de promoção da vida. A Campanha naturalmente colocou em evidência a Pastoral da Saúde em todas as dioceses e paróquias. A Pastoral da Saúde tem como objetivo promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida, tornando presente no mundo da saúde a ação libertadora de Jesus. A Paróquia Nossa Senhora das Dores sente-se honrada, neste ano, em colocar a serviço do povo de Manicoré a “Farmácia Verde”. Trata-se de um Projeto Social que visa contribuir com a promoção da Saúde Humana, através da difusão de técnicas de diagnose com meios alternativos (bioenergéticos) e captação de recursos ecológicos em vista da produção de remédios naturais.

JUSTIFICATIVA DO PROJETO: A qualidade de saúde da população em geral, dos municípios do interior das cidades Amazônicas é muito deficitária por diversas causas, tais como: falta de profissionais especializados em proporção ao número da população; falta de meios adequados para o atendimento dos povos da zona rural (ribeirinhos e indígenas); baixo nível de educação preventiva e maus hábitos de higiene e alimentação que favorecem a proliferação de situações patológicas: micoses, verminoses, etc.; ignorância e descrédito no grande potencial terapêutico das plantas medicinais da região; dependência de medicamentos químicos. Contudo, a Amazônia é vista pelos grandes laboratórios do mundo, como a “farmácia do mundo” que traz consigo um enorme potencial de recursos a serem explorados medicinalmente.

O Projeto “Farmácia Verde” quer contribuir com uma resposta diferenciada aos problemas de saúde no município de Manicoré promovendo uma fonte alternativa de recursos medicinais e ações terapêuticas de baixo custo, eficientes e sem efeitos colaterais, já bastante conhecidas em muitas regiões do Brasil. É preciso retornar à natureza! O aproveitamento das plantas medicinais, que em nossa região são abundantes e ainda muito pouco exploradas, constitui um desafio para a medicina popular, uma vez que a obtenção de essências, apesar de facilidade de serem encontradas nas capoeiras e florestas da região, precisam de tratamento adequado por pessoas com formação específica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA FARMÁCIA VERDE: – Promover formas de tratamentos alternativos usando plantas medicinais; – Sensibilizar as famílias quanto à prevenção às doenças e outros males; – Fazer visitas domiciliares para orientar no uso de “remédios caseiros” e como cuidar de sua higiene pessoal e ambiental; – Ensinar como preparar e utilizar remédios alternativos (naturais), no controle preventivo e curativo de doenças; – Promover palestras e informações sobre o uso e o valor das hortas medicinais e não medicinais e o uso de alimentação alternativa que contribuam para o crescimento e desenvolvimento humano; – Desenvolver trabalhos educativos em vista da promoção da saúde a partir das plantas medicinais; – Apoiar e incentivar os trabalhos populares com plantas medicinais na cidade e no interior; – Fomentar técnicas naturais de diagnósticos de doenças com um baixo custo financeiro.

PÚBLICO BENEFICIÁRIO: O presente projeto se destina a beneficiar a população em geral do município de Manicoré necessitada de tratamento de saúde física e mental, educação preventiva e outras necessidades conforme os objetivos específicos deste projeto. Contudo, dará uma especial atenção ao público economicamente com baixo poder aquisitivo.

ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO: – Adequando a forma de atuação conforme as necessidades da realidade (família, cidade e interior); – Promovendo de modo atencioso o atendimento diferenciado às pessoas com dificuldades de saúde; – Articulando quanto possível um trabalho em forma de rede com as diversas instituições da cidade e o povo da zona rural portadores de conhecimentos específicos em relação a remédios naturais; – Promovendo um processo de contínua reflexão sobre a questão saúde física e psíquica.

RECURSOS HUMANOS: A efetivação desse projeto será realizada basicamente através de pessoas voluntárias tanto da pastoral da Saúde como também da Pastoral da Criança. Diversas categorias de pessoas serão envolvidas tais como: manipuladores de ervas medicinais com formação específicas, masoterapeutas e palestrantes em diversas aéreas que serão envolvidos de acordo com as necessidades.

METODOLOGIA DE ATUAÇÃO: A Pastoral da Saúde pretende atuar em parcerias com outras pastorais e as demais entidades públicas e privadas do município; trabalhar em conjunto através de parcerias dialogando e avaliando sempre suas metas, buscando nos estudos locais, mais conhecimentos para desenvolver de maneira adequada esse trabalho social.

ATIVIDADES SEREM DESENVOLVIDAS: Para a consecução de sua missão, o presente projeto assume o propósito de desenvolver diversas atividades tais como: visita e atendimento aos doentes; palestras sobre temas relativos à saúde física, moral, psíquica e cuidados preventivos, etc; encontros de conscientização sobre cidadania em parceria com o governo municipal, Fórum da Cidadania e pastoral da criança; formação com líderes de comunidade.

IMPACTO SOCIAL DESEJADO: – Aumento do nível de conscientização das pessoas sobre a importância que a medicina natural tem na prevenção, tratamento e cura de doenças; – Melhoramento da qualidade da saúde das pessoas; – Melhoria da sensibilidade higiênica nas famílias; – Aumento da consciência da importância do recurso aos meios alternativos comprovados para o tratamento e cura de males físicos. – Aumento da paixão pela vida… estimulando a cultura bioética! A sustentabilidade da Farmácia Verde será assegurada através das seguintes estratégias: convênio com entidades governamentais e privadas; venda de serviços e produtos; contribuição dos comunitários; voluntariado. Os recursos do projeto foram provenientes da própria comunidade através de diversas promoções de eventos para a captação de recursos. Dezenas de pessoas voluntárias estão envolvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀