EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Projeto Farmácia Verde

Manicoré/AM – A Campanha da Fraternidade Ano 2012 com o tema “Fraternidade e Saúde Pública” e lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”, nos convida a reavivarmos o nosso compromisso de promoção da vida. A Campanha naturalmente colocou em evidência a Pastoral da Saúde em todas as dioceses e paróquias. A Pastoral da Saúde tem como objetivo promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida, tornando presente no mundo da saúde a ação libertadora de Jesus. A Paróquia Nossa Senhora das Dores sente-se honrada, neste ano, em colocar a serviço do povo de Manicoré a “Farmácia Verde”. Trata-se de um Projeto Social que visa contribuir com a promoção da Saúde Humana, através da difusão de técnicas de diagnose com meios alternativos (bioenergéticos) e captação de recursos ecológicos em vista da produção de remédios naturais.

JUSTIFICATIVA DO PROJETO: A qualidade de saúde da população em geral, dos municípios do interior das cidades Amazônicas é muito deficitária por diversas causas, tais como: falta de profissionais especializados em proporção ao número da população; falta de meios adequados para o atendimento dos povos da zona rural (ribeirinhos e indígenas); baixo nível de educação preventiva e maus hábitos de higiene e alimentação que favorecem a proliferação de situações patológicas: micoses, verminoses, etc.; ignorância e descrédito no grande potencial terapêutico das plantas medicinais da região; dependência de medicamentos químicos. Contudo, a Amazônia é vista pelos grandes laboratórios do mundo, como a “farmácia do mundo” que traz consigo um enorme potencial de recursos a serem explorados medicinalmente.

O Projeto “Farmácia Verde” quer contribuir com uma resposta diferenciada aos problemas de saúde no município de Manicoré promovendo uma fonte alternativa de recursos medicinais e ações terapêuticas de baixo custo, eficientes e sem efeitos colaterais, já bastante conhecidas em muitas regiões do Brasil. É preciso retornar à natureza! O aproveitamento das plantas medicinais, que em nossa região são abundantes e ainda muito pouco exploradas, constitui um desafio para a medicina popular, uma vez que a obtenção de essências, apesar de facilidade de serem encontradas nas capoeiras e florestas da região, precisam de tratamento adequado por pessoas com formação específica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA FARMÁCIA VERDE: – Promover formas de tratamentos alternativos usando plantas medicinais; – Sensibilizar as famílias quanto à prevenção às doenças e outros males; – Fazer visitas domiciliares para orientar no uso de “remédios caseiros” e como cuidar de sua higiene pessoal e ambiental; – Ensinar como preparar e utilizar remédios alternativos (naturais), no controle preventivo e curativo de doenças; – Promover palestras e informações sobre o uso e o valor das hortas medicinais e não medicinais e o uso de alimentação alternativa que contribuam para o crescimento e desenvolvimento humano; – Desenvolver trabalhos educativos em vista da promoção da saúde a partir das plantas medicinais; – Apoiar e incentivar os trabalhos populares com plantas medicinais na cidade e no interior; – Fomentar técnicas naturais de diagnósticos de doenças com um baixo custo financeiro.

PÚBLICO BENEFICIÁRIO: O presente projeto se destina a beneficiar a população em geral do município de Manicoré necessitada de tratamento de saúde física e mental, educação preventiva e outras necessidades conforme os objetivos específicos deste projeto. Contudo, dará uma especial atenção ao público economicamente com baixo poder aquisitivo.

ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO: – Adequando a forma de atuação conforme as necessidades da realidade (família, cidade e interior); – Promovendo de modo atencioso o atendimento diferenciado às pessoas com dificuldades de saúde; – Articulando quanto possível um trabalho em forma de rede com as diversas instituições da cidade e o povo da zona rural portadores de conhecimentos específicos em relação a remédios naturais; – Promovendo um processo de contínua reflexão sobre a questão saúde física e psíquica.

RECURSOS HUMANOS: A efetivação desse projeto será realizada basicamente através de pessoas voluntárias tanto da pastoral da Saúde como também da Pastoral da Criança. Diversas categorias de pessoas serão envolvidas tais como: manipuladores de ervas medicinais com formação específicas, masoterapeutas e palestrantes em diversas aéreas que serão envolvidos de acordo com as necessidades.

METODOLOGIA DE ATUAÇÃO: A Pastoral da Saúde pretende atuar em parcerias com outras pastorais e as demais entidades públicas e privadas do município; trabalhar em conjunto através de parcerias dialogando e avaliando sempre suas metas, buscando nos estudos locais, mais conhecimentos para desenvolver de maneira adequada esse trabalho social.

ATIVIDADES SEREM DESENVOLVIDAS: Para a consecução de sua missão, o presente projeto assume o propósito de desenvolver diversas atividades tais como: visita e atendimento aos doentes; palestras sobre temas relativos à saúde física, moral, psíquica e cuidados preventivos, etc; encontros de conscientização sobre cidadania em parceria com o governo municipal, Fórum da Cidadania e pastoral da criança; formação com líderes de comunidade.

IMPACTO SOCIAL DESEJADO: – Aumento do nível de conscientização das pessoas sobre a importância que a medicina natural tem na prevenção, tratamento e cura de doenças; – Melhoramento da qualidade da saúde das pessoas; – Melhoria da sensibilidade higiênica nas famílias; – Aumento da consciência da importância do recurso aos meios alternativos comprovados para o tratamento e cura de males físicos. – Aumento da paixão pela vida… estimulando a cultura bioética! A sustentabilidade da Farmácia Verde será assegurada através das seguintes estratégias: convênio com entidades governamentais e privadas; venda de serviços e produtos; contribuição dos comunitários; voluntariado. Os recursos do projeto foram provenientes da própria comunidade através de diversas promoções de eventos para a captação de recursos. Dezenas de pessoas voluntárias estão envolvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀