Por COMSOC/ISMA –
O Projeto da Universidade Lataranense em Roma “12 por Ele” (https://www.facebook.com/12xlui-il-Diario-363141070536769/?ref=ts&fref=ts&qsefr=1) tem o objetivo de enviar estudantes durante as férias de verão, para o serviço voluntário por vários países. Este ano enviou nove jovens, que foram distribuídos por Togo, Peru, Paraguai, Índia e Brasil para onde três deles Gabriele Vantaggiato (20), Silvia Di Blasio (22) e Sara Mela (21) foram destinados, mais especificamente a Amazônia, para a experiência de 20 dias na comunidade de Manicoré sob os cuidados da Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia – ISMA.
Sem a experiência de voluntariado em outro país, os jovens a princípio ficaram temerosos com o que poderiam encontrar quando chegassem a Amazônia. “pensamos que fosse ser difícil a adaptação, principalmente com relação a recepção da população, que para nossa surpresa aconteceu o que não imaginávamos, pois nos fizeram sentir em casa, principalmente o acolhimento das crianças. Foram encantadores.” conta Sara.
Com o objetivo de ajudar e ensinar crianças e jovens, projetos foram traçados, porém o que eles encontraram fugiu completamente do planejado “Sempre fui muito apegado a crianças e jovens, e esse era o projeto que eu tinha só que ao invés de eu ensinar, foram eles que me ensinaram, principalmente, transformar o nada em tudo” disse Gabriele.
Para Silvia, o dia a dia das pessoas em Manicoré foi totalmente diferente da realidade dela na Itália “Somos acostumados em meu país a ter tudo, e ficamos muito tristes quando temos problemas, e eu descobri neste voluntariado que problemas muito piores existem e nem por isso as pessoas que os vivem deixam o sorriso e a alegria de lado. Cresci bastante com ensinamentos como este”.
“Muitas das vezes não damos valores para as coisas simples da vida, sempre buscamos ter mais e mais. Em Manicoré descobri que podemos viver e ser feliz na simplicidade. Descobri isso através de um menino que conheci na comunidade. Ele me mostrou o pôr-do-sol e eu nunca tinha parado para observar a sua beleza, nem parado para pensar no meu eu…” disse emocionada a jovem Sara.
Com os corações partidos de terem que voltar a seu país, Gabriele, Sara e Silvia concordam em mais um ponto “estamos indo já com saudades, mas já temos a certeza que voltaremos” finalizou Gabriele.
Fotos: 12xlui il Diario