O brilho nos olhos de Manoel Neto, de 12 anos, demonstrava a alegria do menino pela possibilidade de ter contato pela primeira vez com um microcomputador. “Agora poderemos navegar na internet”, disse o menino. Neto, 12 anos, é uma das crianças atendidas pelo Centro de Educação Integral Mamãe Margarida, localizado na ocupação Carlos Marighela, no bairro do Aurá, no munícipio de Ananindeua.
O equipamento foi recebido como premiação por terem tido o melhor desempenho entre as instituições comunitárias que participaram do projeto “O Verde Passa por Aqui”, promovido pela ONG Central de Produção Cinema e Vídeo da Amazônia.
A ONG desenvolve ações de educação ambiental com alunos, pais e técnicos de centros comunitários com a intenção de conscientizar a população sobre a importância de se preservar o verde e o meio ambiente.
“As crianças do Mamãe Margarida tiveram um desempenho muito bom, pois colocaram em prática o que aprenderam durante o projeto e se tornaram multiplicadores. Elas mesmas se organizaram para levar orientação sobre educação ambiental a outras escolas do munícipio.O resultado nos surpreendeu e foi muito positivo, pois as crianças tomaram a iniciativa de ir de escola em escola para repassar o conhecimento adquirido nas oficinas”, disse Caroline Araújo, tia Carol, carinhosamente chamada pelos participantes do projeto Mamãe Margarida.
Para as Damas salesianas fica a certeza de que são resultados como esse que fideliza nossa ação e nos estimula a continuar acreditando nas ações concretas do bem, semeando esperança aos nossos destinatários.
Como Dom Bosco, acreditamos que não faltará ajuda enquanto nosso trabalho seja necessário e cause impacto positivo à nossa sociedade.