EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Programando e avaliando a animação pastoral

Manaus/AM – No dia 29 de agosto de 2013, no colégio Dom Bosco Leste, aconteceu mais uma reunião dos animadores de pastoral da área de Manaus. Estiveram presentes: P. Daniel Cunha e Osvaldo Tércio (CDB-Centro), P. Reginaldo Cordeiro e o tirocinante Leomar Lima (CESAF), Jean Swa (PMDB), o tirocinante Marcelo Oliveira e Taiane Amanda (CDB- Leste), Gisele Lopes (FSDB) e Ilton Marques (Paróquia de São José Centro). A reunião teve inicio com uma oração animada pelo coordenador de pastoral da área, P. Daniel. Em seguida foram abordados alguns assuntos referentes à animação pastoral na área de Manaus.

20130829_105202Sobre o JOSAL, foi a princípio feita uma partilha e avaliação das últimas experiências. Chegou-se à conclusão de que o evento é um desafio devido ao caráter próprio da atividade que gera mais competição do que um momento de festa e convivência entre os jovens. Todos foram de acordo com a ideia de dar continuidade a esta proposta de animação dos oratórios, porém  sob uma nova metodologia, como um grande encontro dos oratórios. Para isso foi formada uma equipe quer irá nos próximos dias elaborar e apresentar na próxima reunião um projeto sobre este processo de animação dos oratórios na área.

Dando continuidade à pauta, os animadores de pastoral falaram em seguida sobre a situação da “AJS” em Manaus que vem se tornando cada vez mais um grande desafio. No ano de 2012 foi realizada uma iniciativa de animação para a promoção da AJS na área, mas que se perdeu ao longo do ano de 2013 devido a falta de acompanhamento de um animador local. Para suscitar a AJS na área, foi proposta a realização de um segundo encontrão de lideranças juvenis. O objetivo deste evento, ao contrário do ano passado, será para um estudo aprofundado dos Princípios Norteadores da AJS, a fim de se dar passos significativos da articulação com os jovens. A proposta deste encontro será pensada e elaborada por uma outra equipe de animadores de pastoral que apresentarão na próxima reunião, o projeto desta ação pastoral.

O terceiro assunto da pauta foi o Encontro de Animadores de Pastoral que será realizado em Ananindeua do Pará, nos dias 13 a 15 de setembro. A reunião se encerrou com o agendamento de algumas atividades comuns na área, dentre elas, a Manifestação Mariana que ficou marcada para acontecer no dia 31 de maio de 2014.

O próximo encontro de animadores está marcado para o dia 26 de setembro no Centro Salesiano de Formação na Zona Leste.

por Osvaldo Tércio

Animador de Pastoral CDB Centro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀