Por Valzelene da Silva Torres / Pró-Menor Dom Bosco –
O diretor do Pró-Menor Dom Bosco, padre Gennaro Tesauro, junto com representantes da instituição participam da ‘2ª Semana Nacional da Aprendizagem’ que acontece de 12 a 16 de junho no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 11ª Região.
Nesta manhã (12), Dia Mundial e Nacional contra o Trabalho Infantil, padre Gennaro Tesauro apresentou o trabalho que o Pró-Menor realiza ha 36 anos desde o tempo que acolhia os jovens de rua e os qualificava; no seu discurso falou dos cursos que são oferecidos e de jovens que foram aprendizes do Pró-Menor e hoje são gestores de empresas ou ocupam funções de chefia nas empresas que foram aprendizes.
A menor aprendiz, Thifany Silva Souza, apresentou em seu depoimento a importância da oportunidade de aprendizagem em sua vida “Graças ao Pró-Menor Dom Bosco pude sair da exploração do trabalho infantil, e hoje estou me qualificando para um futuro cheio de oportunidades”, disse.
O Programa de Combate ao Trabalho Infantil e um incentivo da Aprendizagem do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério do Trabalho (MT)
Durante a programação está prevista a realização de uma audiência pública, quatro audiências coletivas (empresas separadas por segmento econômico) e uma palestra. A Audiência Pública “Aprendizagem como Instrumento de Combate ao Trabalho Infantil” foi realizada nesta manhã.
Dentre os objetivos do evento, o principal é discutir a questão do cumprimento da quota de aprendizagem pelas empresas e o impacto nas políticas de erradicação do trabalho infantil bem como intensificar as ações voltadas ao cumprimento da quota.
O evento serve também para lançar a campanha #chegadetrabalhoinfantil, que possui como objetivo o engajamento dos internautas nas redes sociais, incentivando-os a postar o gesto da hashtag em seus perfis como forma de apoio à causa contra a exploração do trabalho de crianças e adolescentes.