Manaus/AM – A comissão, constituída pelo inspetor padre Francisco Lima, reuniu-se pela primeira vez no dia 21 de mais, às 15h00 horas, no Centro Inspetorial. Estavam presentes, como núcleo central da comissão os residentes em Manaus: Pe. Antônio de Assis Ribeiro (coordenador), Pe. João Sucarrats, Pe. Daniel Cunha, Pe. Reginaldo Cordeiro, Sr. Felipe Cumaru, Prof. Eliana Veras e prof. Meire Botelho.
Nas motivações iniciais, em clima de oração, ouvimos o texto de Eclesiástico 44,1-15 que nos convida a recordar a história, reconhecendo nela a presença de Deus através das pessoas ilustres que nos precederam e nos serviram. Por isso comemorar mais que promover festa, é fazer memória (cum+memória) do passado; é resgatar a história para conhecê-la, enriquecer o presente e dar força ao futuro! Dessa forma memória e profecia caminham juntas.
Em pauta, como primeiro assunto, estava a leitura e a reflexão das muitas ideias sugeridas por diversos sujeitos como, o Conselho Inspetorial, os diretores, a comissão inspetorial de educação, a comissão inspetorial de animação missionária e assembleia salesianas das áreas. Portanto, a comissão não começo do ponto zero, mas pretende ser gestora de ideias e critérios já apontados por salesianos e leigos.
Nesta primeira reunião foram discutidas diversas questões como: critérios orientativos para a celebração, data de abertura das celebrações comemorativas, a promoção de um concurso para a apresentação do lema e da logo, cronograma de atividades. A comissão propôs que o padre inspetor, brevemente, envie uma carta a todas às comunidades educativas convocando-as para a celebração do centenário da Presença Salesiana na Amazônia.
Confira o Regulamento clique abaixo:
Concurso para a eleição do Tema e Lema do Centenário da presença salesiana na Amazônia
Pe. Antônio de Assis Ribeiro
Coordenador da Comissão