EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Primeira missa do Pe. José Jacinto Sampaio

No dia 25 de dezembro, Natal do Senhor, o Neo Sacerdote José Jacinto Sampaio celebrou sua primeira missa na Paróquia de São Miguel Arcanjo de Iauareté acompanhado do Padre Benjamim Morando (inspetor), Pe. João Carlos que fora seu assistente no aspirantado e o Pe. José Francisco Ribeiro de Souza (vigário paroquial). 

Depois de ter sido ordenado em São Gabriel da Cachoeira no dia 18/12 o Neo Sacerdote permaneceu na comunidade salesiana até quarta feira. Neste período ele celebrou internamente para a comunidade salesiana na segunda (19) e para a comunidade das Filhas de Maria Auxiliadora do ukasuri na terça (20). Na quarta de manhã saiu para Iauareté na certeza de que o povo da sua paróquia de origem estava esperando-o como muito carinho para celebrar com ele sua primeira missa. 

Nos dias que antecederam sua primeira missa o Neo Sacerdote pode encontrar-se com seus familiares, parentes e amigos, mas não deixou de dedicar tempo para reunir com a equipe responsável pela animação da liturgia do Natal e esteve presente nos ensaios feitos na Matriz. 

Na sexta feira a noite (23) os parentes do Neo Sacerdote, amigos e colaboradores da Paróquia ofereceram uma quinhampira no salão paroquial para dar boas vindas ao Pe. José Jacinto, ao Pe. Inspetor Benjamim Morando juntamente com o Pe. João Carlos. 

A Missa da Noite do Natal foi presidida pela Pe. Benjamim Morando e concelebrada pelos sacerdotes Pe. José Jacinto (Neo), Pe. João Carlos e Pe. José Francisco.
No Domingo às 8h30 o Neo Sacerdote José Jacinto Sampaio acompanhado pelos demais padres sobe ao altar para celebrar a primeira missa na sua própria terra e paróquia São Miguel Arcanjo (Iauareté). Foi um momento bonito poder ver nos rostos das pessoas a felicidades de ter um novo sacerdote indígena e da própria localidade capaz de falar na própria língua.

A celebração foi conduzida com muita tranqüilidade e serenidade pelo Neo Sacerdote, pela a equipe litúrgica e pela participação atenta da assembléia dos fiéis. É preciso destacar nesta liturgia a valorização da dimensão cultural nos ritos de entrada, da Palavra e das oferendas com as Danças e uso de instrumentos da própria cultura.
Depois do Evangelho o Pe. José Jacinto convidou o Pe. João Carlos para fazer a homilia e o mesmo destacou o fato do próprio Deus ter se encarnado na História dos homens e mulheres (humanidade), ter feito um de nós e conosco para nos conduzir a Deus. Dentro desta lógica o Pe. Carlos dirigindo a palavra para o Pe. José Jacinto acenou para o desafio do ser sacerdote: de um lado, deve encarnar na realidade do povo; do outro lado, deve transcender a realidade deste povo para conduzi-lo a Deus e para isso precisa ter um coração de Pastor a exemplo de Cristo Jesus. 

No término da celebração o grupo de jovem da comunidade de Nossa Senhora Parecida juntamente com os parentes do Neo Sacerdote homenagearam-no cantado a música do Pe. Zezinho (Águia Pequena). 

Após a Santa Missa houve um lanche para todos os participantes seguido das homenagens das comunidades ao Pe. José Jacinto Sampaio e da palavra do Pe. Inspetor. Terminado o momento das homenagens foi servido um delicioso almoço para todos os participantes da celebração.

Peçamos a Deus por intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora, de São João Bosco e todos os Santos Salesianos que o Sacerdócio do Pe. José Jacinto seja frutuoso para glória de Deus e salvação especialmente dos jovens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀