EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

PRESENÇA SALESIANA NA AMAZÔNIA FESTEJA O 24 DE MAIO

Por Vivian Marler / Inspetoria São Domingos Sávio

Os salesianos no mundo celebram nesta quarta-feira, 24 de maio, uma solenidade muito especial: a festa de Maria Auxiliadora, padroeira da família idealizada por Dom Bosco.

Nas áreas das presenças salesianas na Amazônia, ligadas a Inspetoria São Domingos Sávio (ISDS), os festejos começaram logo cedo com o translado da imagem de Nossa Senhora Auxiliadora do Santuário São José Operário, em Manaus, ao Centro Educacional Santa Terezinha. Religiosos, pais, mestres, alunos e devotos da santa percorreram as ruas do bairro da Praça 14 onde as instituições estão localizadas.

Ainda em Manaus, os Colégios Dom Bosco no centro e zona leste da cidade, festejaram a Mãe do Salvador, com missas que reuniram o corpo docente e discente, assim como ex-alunos e colaboradores. No CDB do centro da cidade, a missa foi celebrada pelo bispo-auxiliar Dom Tadeu Canavarros. Na Inspetoria São Domingos Sávio, o ecônomo padre Jefferson Luis Santos reuniu os funcionários para uma cerimônia em torno da imagem da homenageada do dia.

A Faculdade Salesiana Dom Bosco reuniu acadêmicos e colaboradores em uma cerimônia presidida pelo inspetor padre Francisco Alves de Lima que lembrou, durante a celebração dos 300 anos da Aparição de Nossa Senhora Aparecida. Durante o ofertório, colaboradores ofertaram além dos paramentos litúrgicos, alguns símbolos indígenas, e ao final da missa oito jovens da Comunidade Nossa Senhora da Luz, fizeram uma apresentação de dança. A direção da FSDB ainda distribuiu o picolé, marca dos salesianos, aos presentes e realizou campeonatos esportivos como futebol queimada, ping pong,  totó  e outros jogos que contou com a participação dos acadêmicos.

Por volta das 22h os festejos continuavam no Santuário São José, pois após a procissão que retornou a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, às 19h, ao Santuário, os devotos participaram de uma missa, e em seguida os colaboradores das pastorais reuniram-se em um jantar partilhado.

Na área do Pará os Colégios Carmo, em Ananindeua e em Belém, a Paróquia Nossa Senhora da Graça e a Escola Salesiana do Trabalho (EST) invocaram Nossa Senhora Auxiliadora, exatamente como Dom Bosco escreveu um dia, a sua festa foi “um prelúdio da festa eterna que deverá ser celebrada com todos juntos, um dia, no Paraiso”.

A Escola das Damas Salesianas, comemorou triplamente o 24 de maio, pois além dos festejos em honra daquela que guia os passos dos Salesianos (sdb/fma), a escola completou os 10 anos de sua fundação, e os 15 anos de associação das Damas no Pará, recebendo para celebrar a missa o padre Antonio de Assis Ribeiro (P Bira) vice-inspetor da ISDS, que quando diretor do EST, incentivou as Damas a realizarem esta obra que recebe hoje cerca de 700 alunos dos ensinos infantil e fundamental.

Na área de Rondônia, Maria Auxiliadora dos Cristãos não foi menos festejada, pois Ela é a padroeira da capital Porto Velho, e os colaboradores e alunos do Colégio Dom Bosco e Centro Salesiano do Menor juntaram-se a festa organizada pela Arquidiocese local que celebrou a Santa Missa em honra a Nossa Senhora, e encerrou a peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Em Manicoré (RO) a Escola Estadual Nossa senhora das Graças de Manicoré, realizou como de costume a caminhada pela parte da manhã com os alunos da escola até a Igreja Matriz de Auxiliadora onde aconteceu a Celebração Eucarística, após a mesma os alunos participaram de um evento esportivo.

E na área do Rio Negro, a comunidade ribeirinha, mostrou que a Fé em Nossa Senhora é cada dia mais forte, celebrando-a com missas pelas comunidades, como na missão Salesiana em Santa Isabel do Rio negro onde a procissão e a missa foi presidida pelo Bispo de São Gabriel da Cachoeira , Dom Edson Damian que nestes dias está fazendo sua Visita Pastoral na Paróquia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀