Por Padre José Manoel de Jesus / Paróquia São José em Ji-Paraná –
Aconteceu em Londrina (PR), de 23 a 27, o 14º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), que teve como tema “CEBs e os desafios no mundo urbano”, e como lema “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo” (Ex 3, 7).
Com a participação de 60 bispos, 190 presbíteros e religiosos e 3.500 leigos, o 14º Intereclesial se realizou num clima de ótima e ativa participação de todos, onde sobressaiu e destacou-se nitidamente o protagonismo dos leigos, neste ano dedicado e consagrado ao laicato. Participei como delegado da Paróquia São José de Ji-Paraná, da Diocese de Ji-Paraná e do Regional Noroeste.
O tema é desafiador e contundente, discutir, refletir, rezar e tentar dar respostas à Luz do Evangelho e dos Documentos do Magistério sobre situações que conflituam e impactam, e que comprometem profundamente toda evangelização, nossa prática e ação pastoral.
Destaco aqui a presença atuante e eficiente de muitos jovens dos 18 Regionais da Igreja no Brasil. Seus questionamentos e denuncias, suas inquietações e perspectivas. Recordei-me das nossas presenças na Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia (ISMA), nos colégios, nas Paróquias, oratórios, obras sociais e faculdade. Qual o sentido da nossa presença, da nossa ação e da nossa incidência na vida de centenas de jovens presentes nessas realidades?
Acredito que ouve um despertar e uma tomada de posição das CEBs nesse encontro, como atuar em comunhão com nossas Igrejas no Brasil para uma evangelização na cidade onde vivem milhares de irmãos e irmãs nossos construindo suas vidas e histórias. Para nós Salesianos fica a problemática dos jovens e como tornar atuante e significativa a nossa presença no meio deles, educando-os e acompanhando-os, educando para que sejam bons cristãos e honestos cidadãos.