EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

PRESENÇA SALESIANA NOS FESTEJOS DE AUXILIADORA DO URUAPIARA

Manicoré/AM – A paróquia de Auxiliadora encontra-se à margem do Rio Madeira (AM), bem próximo da entrada do lago Uruapiara. A população de Auxiliadora (aprox. 2000 pessoas) e das comunidades circundantes vêem sua fé alimentada através da presença de duas Irmãs Missionárias, Ir. Gema e Ir. Claudete, que se encontram na região por meio de um projeto de vivência missionária intercongregacional da CRB. Existe, então, um plano de cooperação entre as paróquias de N.S. das Dores e Auxiliadora, sobretudo para a presença do sacerdote em momentos chave da comunidade.

Os festejos em honra de N.S. Auxiliadora constituiram a motivação para uma visita do Pe. Antônio de Assis Ribeiro (Pe. Bira) à região entre os dias 21 e 26 de Maio. A presença foi marcada, sobretudo, pelas Celebrações Eucarísticas, Celebrações de Batismo, bem como pelo simples estar entre o povo, disponível para conversar, para ouvir, propor…

A chegada a Auxiliadora foi uma agradável surpresa: encontra-se mais organizada, mais limpa, mais cuidada. Mesmo a nível da educação se vêem progressos, já estando disponível o ensino médio regular (até há pouco tempo, tinha apenas o ensino médio modular). A população atribui as transformações aos novos líderes políticos.

Também os jovens se fazem mais presentes na Igreja. A comunidade conta agora com um grupo de 30 jovens organizados, são o grupo JUAX. Existe ainda bem consolidado um grupo de aproximadamente 15 coroinhas. O seu envolvimento nos festejos foi visível: animação da liturgia, encenação teatral sobre a vida de Maria de Nazaré, venda de cartelas de Bingo, entre outros.

Os festejos, reforçados pela presença das comunidades vizinhas, foram apenas prejudicados pelas fortes chuvas que impediram mesmo a saída da procissão.

A visita do sacerdote foi ainda potenciada pela visita à comunidade de Floresta. O objetivo era a celebração de quatro matrimónios e sete batizados. A visita a esta comunidade foi mais uma agradável surpresa. A população, composta por cerca de 30 famílias, contraria o tradicional modo de ser e estar do amazónida, em especial do povo ribeirinho. Uma comunidade animada, efusiva, participativa, dinâmica e surpreendentemente jovem. Os jovens, bem organizados, estão na coordenação da liturgia, da catequese e mesmo da comunidade: a líder da comunidade tem 20 anos! Sem dúvida, um exemplo a reter para as demais comunidades. Floresta, a três horas de Auxiliadora, na margem do rio Ipixuna, uma comunidade com ensino apenas até 4ª série. Uma comunidade que é diferente. Uma comunidade de verdadeiros líderes. Uma comunidade que desafia as outras a seguirem o seu dinamismo de vida social e cristã. Infelizmente esta é a exceção, infelizmente são demais as comunidades envelhecidas e enfraquecidas. Mas esta também é a esperança, a prova de que pode ser diferente. Os desafios no interior multiplicam-se, bons líderes precisam-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀