Cada regional e Igreja Particular foram convidadas a participar da V Conferencia do CELAM com reflexões em torno do tema central da Conferencia.
Uma equipe composta por Dom Sebastião, Pe. Zenildo, Mendonça, Alcimar e Kirchner, prepararam o evento com a assessoria de vários agentes ligados as pastorias na arquidiocese.
Pe. João Sucarrats, sdb, abriu o dia com uma reflexão sobre o resgate de Medellín, Puebla e Santo Domingos, com suas opções e consequencias na vida da Igreja na América. Foi muito bom e profundo, fazendo memória dos elementos fundamentais desses documentos que moveram nossas vidas e ainda continuam influenciando nas escolhas históricas.
Um segundo momento tivemos oficinas para partilha. Os temas escolhidos foram:
1. Fenômeno religioso: assessor padre Mendonça, sdb 2. Modelo econômico: assessoria Pe. Roberto, sj 3. Desafios da missão: assessoria Ir. Alzira e Sorayapa 4. Igreja, Cebs: assessoria Pe. Zenildo 5. Juventude: assessoria Pe. Alcimar e Ir. Maria 6. Familia: assessoria Pe. Kirchner, CSsR e Cânio. SDB
Depois das oficinas aconteceu uma plenária com as idéias essenciais. O resultado será publicado para socialização de todos e enviado para a CNBB para ser agregado ao documento que a Igreja do Brasil mandará como participação na Conferencia.